sexta-feira, 25 de março de 2011

Quem somos?

Grupo de Atiradores de Tiro Esportivo - Tramandaí
Grupo formado por atiradores amadores e profissionais.Temos a finalidade de difundir e valorizar o tiro esportivo na modalidade ar comprimido na Cidade e região, além de divulgar eventos, dicas, matérias, reportagem e entidades do esporte, uma vez que com o advento da Lei Federal 10.826(estatuto do desarmamento) uma grande parcela dos amantes deste esporte não mais puderam praticar o tiro esportivo devido a burocracia criada pela lei, principalmente no que tange ao transporte de armas de fogo. " Grupo de Atiradores de Tiro Esportivo - "JUNTE-SE A ELITE DO TIRO ESPORTIVO NA REGIÃO"

quarta-feira, 23 de março de 2011

Você Conhece a AGDET

ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE E TURISMO - AGDET


APRESENTAÇÃO

Percebendo a clara necessidade de inclusão social, e o resgate da cidadania através do incentivo ao ser humano pela educação e pelo esporte. Viemos apresentar nossa colaboração.

A quantidade cada vez maior de crianças e adolescentes que evadem das escolas públicas, seja por problemas familiares ou não, faz com que as mesmas sintam-se atraídas por todas as nuances de ilegalidades.

A desocupação e o ócio levam a falta de perspectiva em um futuro melhor. Daí a falsa impressão de ganho fácil que todos esses jovens tem, com o agravante da sensação de impunidade quando aderem a qualquer movimento criminoso. Uma mente desocupada é um atelier de delitos. Esses jovens cometem pequenos crimes, e com o tempo, passam para aos grandes delitos cometendo todo tipo de crueldades, acabando por aniquilar quase que totalmente com uma melhor perspectiva de futuro, gerando com isso um custo social gigantesco. Acreditamos sinceramente que esses jovens não são maus em sua natureza.

Nossa intenção é ajudar através de um trabalho sério, e espírito de parcerias, e ainda propiciar à maior quantidade possível de jovens, uma oportunidade de inclusão social pelo esporte e pela formação de um caráter inquebrantável e moral inabalável, pelo exemplo recebido de cidadãos que estão dispostos há investir seu tempo na formação de cidadãos, tirando os menores das ruas e ocupando-os com uma atividade que lhes interesse e educação dedicada a um desenvolvimento psicofísico saudável.

A Escola Náutica “Pescando Campeões” e a escola de ciclismo, estarão sob a égide da AGDET que não está nascendo com a intenção de ser mais um movimento pontual e ocasional, tem o firme propósito de se perpetuar “Ad Eternum” e participar ativamente da vida social e cultural durante toda a vida de seus alunos. Podendo inclusive mudar de dirigentes de acordo com os estatutos e regimentos internos da AGDET, mas a ESCOLA deverá perpetuar independente de sistemas e/ou mandatos políticos. A AGDET inclusive já é marca registrada no MARPA e está federada.


Visitem o site da Entidade.


Vale apena conferir


A entidade tambem tem camisetas e bonés de Field Target para venda.


Boné R$ 10,00


Camiseta R$ 20,00

Maiores Informações no site da entidade ou pelos Telefones de contatos, falar com Antonio ou Jefersom


http://www.agdet.org.br/




27/03/2011 - Campeonato de Percurso de Caça

A Federação Gaúcha de Caça e Tiro e a Sociedade de Caça e Tiro São Leopoldo, tem a grata satisfação de convidar o amigo atirador e sua Ex.ma. Família para participar da 2ª ETAPA DO CAMPEONATO GAÚCHO DE PERCURSO DE CAÇA.


DATA DA PROVA

27/ 03 / 2011 (Domingo) - DEMONSTRAÇÃO DE PRATOS às 9:00 horas.

PREMIAÇÃO

Aos primeiros colocados de cada categoria, será entregue troféus. Teremos sorteio de brindes para os atiradores inscritos na prova e (QUE ESTIVEREM ATÉ A ENTREGA DA PREMIAÇÃO).

INSCRIÇÃO

Inscrições serão realizadas na secretária até as 12:00hs

Os.: Teremos venda de munição

Após a Prova, será servido um delicioso almoço na Sede Social, convidamos o Amigo Atirador e sua Ex.ma. Família para participar.

Desde já agradecemos a sua presença

Jefferson Pess - Diretor de Percurso de Caça

Fonte:http://www.fgct.com.br/convites/473-percurso.html

terça-feira, 22 de março de 2011

Programa "reality show" sobre Atiradores Exímios, e o Snipers



Só pra deixar mais claro pros interessados a acompanhar o programa:
Top Shot (Canal 56 SKY) é um novo programa, tipo um "reality show", onde inicialmente, 16 atiradores (alguns profissionais, outros totais amadores, dentre os quais cada um atira em situações diferentes. Ex. um é atirador de exibição, outro atirador de elite, ou militar integrante dos famosos US Navy Seals, historiadores especializados em material bélico, peritos/técnicos em armas de fogo, dentre outros), são divididos em duas equipes (azul e vermelha) as quais competem entre sí em diferentes disputas, colocando a prova o raciocínio, o auto-controle, e é claro a experiência com o armamento em geral. A equipe perdedora tem de escolher entre dois de seus integrantes, os quais são submetidos a uma ultima prova, e quem perde, sai!

O vídeo postado pelo rogerio mostra exatamente essa prova de eliminação, onde o tal Mike (que é militar) compete com Kelly (que é um homem, apesar do nome, e faz parte da equipe nacional de tiro olímpico americana). A prova consistia em acertar 3 disparos, obviamente mais rápido que o oponente, em 3 alvos (relativamente grandes, mais ou menos do tamanho de bolas de futebol) posicionados a distâncias de 200, 400 e 600 yrds respectivamente (aprox. 180, 360 e 540 metros). E como podem ver, Mike foi eliminado.

Também recomendo o programa a qualquer um interessado em aprender um pouco mais sobre esse tipo de armamento. Outro detalhe, são os outros programas do History relacionados a esse assunto, como o

Atiradores Exímios, e o Snipers, ambos MUITO bons!

Muito interessante o GATE também ser fonte de informação quanto a esses tipos de programas, que contrária a maioria ESMAGADORA da programação brasileiras (como BBB, e outros que nem valem o tempo perdido digitado pra citar), é extremamente enriquecedor e instrutivo!

Aos que pretendem assistir, bom proveito!

Abraços!
Links:

Tema para Debate: Desarmem os bandidos primeiro

Tema para Debate: Desarmem os bandidos primeiro
Artigo publicado pelo jornalista Humberto Trezzi em Zero Hora, 27/02/2011, pág. 19. Você pode acessar este artigo no site Zero Hora/Clicrbs.
Humberto Trezzi* | humberto.trezzi@zerohora.com

Nunca tive arma. Tomei a decisão quando jovem, após algumas brigas. Melhor não correr o risco de matar ou morrer de forma estúpida. Mesmo assim, defendo o direito do cidadão a se proteger, inclusive usando arma. Por isso votei Não no Referendo sobre Desarmamento, em 2005. Me alinhei com a maioria (63,9% ou 59 milhões de pessoas), que se recusou a proibir a venda de armas no país, contra 36,1% (cerca de 34 milhões) que queriam, sim, banir a comercialização do armamento em território nacional.

Sou um gaúcho inserido no contexto em que me criei. No Rio Grande do Sul, quase 87% foram contra proibir a venda de armas em 2005. Apenas 13% votaram a favor do veto.

> Você concorda com a ideia de que os cidadãos devem ter preservado o direito de portar arma para livre defesa?

Por que votei a favor da manutenção da venda de armas no país? Porque acredito que o desarmamento deve começar pelos bandidos. Primeiro eles devem ter suas armas confiscadas, para só então o Estado investir contra revólveres e pistolas que estão em poder de cidadãos sem antecedentes criminais, que passaram por exames e inclusive testes psicológicos para exercer o direito de portar arma.

E não é difícil encontrar lugares com criminosos armados. Bocas de fumo proliferam em cada rua importante de cada bairro porto-alegrense e também nos das principais cidades gaúchas. Soldados do crime guarnecem esses pontos do tráfico. Comecem por eles, ora...

Nunca se desarmou tanto no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, por exemplo, o número de projéteis apreendidos pela BM quadruplicou nos últimos quatro anos (de 6 mil anuais para 23 mil anuais). Isso reduziu a violência? Ao que parece, não. A capital gaúcha, como se viu no estudo Mapa da Violência divulgado pelo Ministério da Justiça na última semana, passou do 13º para o nono lugar entre as capitais mais violentas do país. A taxa de homicídios em Porto Alegre passou de 31,4 para 46,8 em 100 mil habitantes em uma década, o que representa um aumento de 49%.

Ou seja, aumentaram as apreensões de armas e munições, mas o número de homicídios continua crescendo. E quase todos são por arma de fogo. Não descarto – e muitos especialistas acreditam nisso – que, num âmbito geral, a proibição da venda de armamento traria, a longo prazo, redução na violência. Mas isso viria a um custo: a amputação do direito de se defender. Num país em que os criminosos já não temem ingressar na casa do sujeito, imaginem se eles tiverem a certeza de que a casa não possui armas, porque todos estão proibidos de comprá-las (todos, menos os criminosos, que não respeitam proibições...).

Repórteres que lidam há mais de duas décadas com o tema da violência aprenderam que a maioria dos assassinatos tem sido cometida por quadrilhas. Não são cidadãos sem antecedentes que saem matando por aí, e sim criminosos liquidando outros criminosos – existem exceções, claro, mas esta é a regra. E de onde vêm essas armas? Num Estado fronteiriço como o Rio Grande do Sul, não é difícil adivinhar. As fronteiras com o Uruguai e a Argentina continuam portas abertas. Não venham me dizer que a maioria das pistolas em mãos de bandidos foram compradas em lojas gaúchas. Até porque comprar arma legalmente no comércio, no país, só com missa e reza brava. São tantas exigências, que se tornou missão quase impossível.

Os homicídios tampouco são acidentais e provocados por imperitos que saem da loja atirando por aí. Não, quase todos são assassinatos planejados e executados por criminosos que estão acostumados ao uso de arma e não as compraram no comércio do Brasil.

Este artigo não defende a liberalização geral de arsenais em mãos privadas, como acontece na maioria dos Estados norte-americanos. Pelo contrário. Regras rígidas são necessárias para induzir apenas o cidadão equilibrado a adquirir legalmente sua arma. O que não dá para tolerar é essa ânsia de colocar a culpa do morticínio brasileiro no sujeito que sempre agiu dentro da lei. Direito à própria defesa é algo de que os brasileiros não abrem mão, como mostra o referendo de 2005. Nem eu. Até porque nunca se sabe o futuro.

*Jornalista

Tema para Debate: Desarmem os bandidos primeiro
Artigo publicado pelo jornalista Humberto Trezzi em Zero Hora, 27/02/2011, pág. 19. Você pode acessar este artigo no site Zero Hora/Clicrbs.

terça-feira, 15 de março de 2011

Provas de Ar e On Line CBTE dia 19/03/2011

Provas de Ar e On Line CBTE dia 19/03/2011

Dia 19 de Março de 2011 teremos nas dependências do T4 em Porto Alegre
provas válidas pelo campeonato On-line Brasileiro, e validas pelo campeonato
gaúcho.
Quem estiver inscrito na On-line automaticamente participa do Gaúcho
inscrições antecipadas em www.cbte.com.br para segunda etapa
do campeonato brasileiro de carabina e pistola.

Paralelamente estará ocorrendo a prova de Field Target, que inicia as 10:00.

Programa dia 19
Pistola de Ar 9:45
Duelo 4x20 9:45
Car. Mira aberta Ar 11:15
F. C. e P. Esporte 11:15
Car. Deit. e 3x40 9:45
C. M. Aberta 25m 11:15
C. M. Aberta 50m 13h

Programa dia 20
Pistola Livre 9:45
Carabina de ar olimpica 9:45

Maiores informações pelo e-mail carabinaepistola@fgct.com.br

Modelos de Carabina - BAM B3-1

BAM B3-1
Calibre: 160 m/s
Potência: 4.5mm (.177")
Coronha: rebatível
Comprimento: 90 cm aberta, 63 cm fechada
Peso: 3.1 kg
Miras: Massa de mira fixa, alça de mira regulável
Cano: fixo de alma raiada com 383mm
Sistema: carabina de mola com sistema de carregamento por alavanca lateral
Gatilho: -
Carabina de baixa potencia, cano fixo, acionamento por alavanca lateral.

Esta carabina inicialmente era destinada ao uso em treinamento das tropas de antigo bloco comunista. Possui um sistema de alça e massa similar aos famosos AK-47 e SKS, coronha dobrável e trava de segurança no estilo de armas militares

Sobre o CR

Informações sobre o CR - Principais mudanças

O
Certificado de Registro (CR) é o documento emitido pelo Ministério do Exército (Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados – SFPC – Região Militar - RM), para atiradores, caçadores e colecionadores, os autorizando a exercer suas atividades ligadas ao uso e manuseio de armas e munições. Este documento além de regularizar os praticantes do Tiro Esportivo, Caça Amadorística e Colecionadores de Armas, define o Exército Brasileiro como órgão fiscalizador dessas atividades.

O CR foi criado no ano de 1997, através da normativa onde passava as atribuições dos caçadores, atiradores e colecionadores para o Ministério da Defesa, no órgão fiscalizador designado Serviço de Fiscalização de Produtos controlados (SFPC / RM).

Tempo de validade do CR

Este documento tem validade de dois anos, sua renovação não é automática, ou seja, o processo de revalidação deste documento deve iniciar três meses antes do término da validade.

Fonte: http://fgct.com.br/sobre-o-cr.html

Denuncie

Saiba a quem recorrer em caso de denúncia ambiental

Problemas com animais

Caça, pesca, comércio ilegal, tráfico e cativeiro de animais silvestres:

» Ibama - denúncias pela linha verde: 0800-618080, a sede em Brasília ou a superintendência do Estado.
» Órgão Estadual do Meio Ambiente: procure a regional mais próxima.
» Polícia Civil - faça a denúncia através do telefone 3288-2400.
» Polícia Militar - as denúncias podem ser feitas pelo telefone 190.
» Batalhão de Polícia Ambiental no RS - (51) 3339-4219 e (51) 3339-4568.
» Renctas - Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres: www.renctas.org.br

Animais silvestres perdidos ou feridos fora de seu ambiente natural:

» Ibama - recebe denúncias: Linha Verde: 0800-618080
» Jardim Zoológico.
» Batalhão de Polícia Ambiental no RS - (51) 3339-4219 e (51) 3339-4568.

Fonte: http://fgct.com.br/denuncie.html

Atirador gaúcho bate recorde brasileiro

Quebra de recorde brasileiro na Copa Brasil de Para-Tiro Esportivo, em Curitiba

Atualizado em 27/02/2011 10:43
Ricardo Augusto da Costa e Geraldo Rosenthal foram os destaques do dia
Quebra de recorde brasileiro na Copa Brasil de Para-Tiro Esportivo, em Curitiba

Concentração, agilidade e precisão, essas foram as características marcantes do primeiro dia de provas da Copa Brasil de Para-Tiro Esportivo, que ocorre em Curitiba, no Paraná. Com mais de 40 competidores, oriundos de cerca de 10 estados brasileiros, a competição é inédita no país. Neste domingo, 27 de fevereiro, ocorrerão as provas de Pistola Livre; Carabina Deitado; Pistola Sport e Carabina de Ar Deitado.

Há menos de cinco anos na modalidade, Ricardo Augusto da Costa conquistou o novo recorde brasileiro da pistola de ar SH1. O carioca atingiu 558 pontos, quatro a mais que a marca anterior (554), pertencente a Sérgio Vida, coordenador da modalidade, que não participa desta Copa por motivos de saúde. O antigo recorde já durava cerca de um ano e meio.

Foto: Beto Monteiro - Ricardo  RB - TiroSem o braço esquerdo, que foi amputado em 89, após sofrer um acidente de trabalho, Ricardo conta que pratica o tiro esportivo desde 2006. “Treino duro três vezes por semana e corro diariamente. Estou lutando para me tornar elegível para os Jogos de Londres. Se eu repetir essa marca numa competição fora do país, conseguirei a vaga”, disse o para-atleta, se referindo ao MQS (Minimum Qualifying Standard – Índices Qualificatórios Mínimos para os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012).

Outro que roubou a cena na tarde deste sábado foi Geraldo Von Rosenthal, que bateu o recorde brasileiro da carabina de ar deitado SH2, com 584 pontos.

“O MQS para Londres é 590. Nos últimos dois meses melhorei meu antigo recorde, que era 573, e espero chegar ao índice para Londres. Estou suando e trabalhando duro para conseguir”.

Um dos principais nomes da modalidade no país, Garletti conquistou a segunda medalha da história do Tiro Esportivo brasileiro em competições internacionais. O expressivo resultado ocorreu na Copa do Mundo de Tiro Esportivo de Alicante, Espanha. O brasileiro levou o bronze e o MQS na prova de Carabina .22 (Deitado 50 m), quando deixou para trás 19 atletas e garantiu 586 pontos. Na Carabina de Ar (em Pé 10 m), Garletti também alcançou o MQS com 562 pontos, terminando na 11ª colocação.

Neste sábado, o curitibano confirmou o favoritismo e alcançou 552 pontos na carabina de ar em pé. A prova, que dura 1h45, consiste em 60 tiros, com pontuação máxima de 600 pontos. Na Carabina de ar deitado SH1, Garletti fez 586 pontos, o que lhe garantiu o primeiro lugar.

“Estou voltando de férias, e, agora sim, irei focar nas três provas internacionais que teremos. As pontuações não estão no nível que quero, mas estou trabalhando duro para conseguir”.

Com objetivo de difundir a modalidade no país, a competição reuniu atletas experientes e promessas para os próximos Jogos. Um projeto elaborado entre o coordenador do tiro, Sérgio Vida, e o Comitê Paraolímpico prevê a implantação de 20 escolas da modalidade em todo o Brasil até os Jogos Paraolímpicos do Rio. “Até 2016 queremos aumentar o número de atletas paraolímpicos de 50 para 400”, afirmou Sérgio.

Fruto da primeira escola do projeto, em Curitiba, Peterson Cruz foi um dos destaques deste sábado. Aos 28 anos, Peterson ficou paraplégico há três, treina há 10 meses, mas já é apontado como um grande potencial no esporte. O para-atirador, que compete pela classe SH2 (Carabina com suporte) atingiu o primeiro lugar da prova, com 574 pontos. Na carabina de ar deitado, Peterson ficou atrás de Geraldo e Ricardo Viana.

Resultados:

http://www.cpb.org.br/esportes/modalidades/copa-brasil-de-tiro-esportivo-2011

Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)


Fonte: http://www.cpb.org.br/comunicacao/noticias/quebra-de-recorde-brasileiro-no-primeiro-dia-de-provas-da-copa-brasil-de-para-tiro-esportivo-em-curitiba

Provas On Line - http://fgct.com.br/calendario/calendarios.html

Provas On Line
http://fgct.com.br/calendario/calendarios.html

27/03/2011 - Campeonato de Percurso de Caça

27/03/2011 - Campeonato de Percurso de Caça
A Federação Gaúcha de Caça e Tiro e a Sociedade de Caça e Tiro São Leopoldo, tem a grata satisfação de convidar o amigo atirador e sua Ex.ma. Família para participar da 2ª ETAPA DO CAMPEONATO GAÚCHO DE PERCURSO DE CAÇA.

DATA DA PROVA

27/ 03 / 2011 (Domingo) - DEMONSTRAÇÃO DE PRATOS às 9:00 horas.

PREMIAÇÃO

Aos primeiros colocados de cada categoria, será entregue troféus. Teremos sorteio de brindes para os atiradores inscritos na prova e (QUE ESTIVEREM ATÉ A ENTREGA DA PREMIAÇÃO).

INSCRIÇÃO

Inscrições serão realizadas na secretária até as 12:00hs

Os.: Teremos venda de munição

Após a Prova, será servido um delicioso almoço na Sede Social, convidamos o Amigo Atirador e sua Ex.ma. Família para participar.

Desde já agradecemos a sua presença

Jefferson Pess - Diretor de Percurso de Caça
Fonte: http://fgct.com.br/convites/473-percurso.html

Felipe Wu, um campeão do tiro feito em casa

Um talento feito quase exclusivamente em casa. Literalmente. É o caso de Felipe Wu, que ganhou o status de promessa do esporte brasileiro desde a conquista da medalha de prata na prova de tiro do Mundial da Juventude, no ano passado. Sua história contraria a tradição do esporte, fortemente ligada aos militares, o qual levou o País a sua primeira medalha de ouro em olimpíadas, com Guilherme Paraense, em 1920.

Atualmente, Wu, de 18 anos, se dedica à prova da pistola de ar, distância 10 metros. "Eu gostaria de também poder treinar pistola livre, mas não posso porque estou impedido de transportar armas. A lei brasileira determina que você só pode ter porte aos 25 anos", explica. Não é o único embaraço vivido pelo atirador em sua rotina de competições. "Viajar é sempre um problema. Você precisa chegar três horas antes ao aeroporto para provar que o que não é nada demais realmente não é nada demais."

Mas como um rapaz de 18 anos já tem tanta intimidade com uma pistola? Wu explica que sempre teve armas de tiro esportivo (que não usam balas, mas chumbinho) em casa. "Meu pai, filho de chineses, tinha o hábito de atirar e ensinou minha mãe. Assim, se na maioria das casas era raro ver uma arma, na minha era uma coisa comum", lembra. "Quando fiz oito anos meus pais me levaram a um clube de tiro. Foi lá que aprendi."

Wu, que começou a atirar como uma brincadeira, tomou gosto pelo esporte e recebeu apoio dos pais, que compraram os primeiros equipamentos. "Aos 11 anos comecei a treinar em casa. Aliás como sempre. Só saí daqui para ir ao Rio (no Complexo de Deodoro) algumas vezes antes da Olimpíada (da Juventude)." Diz que não costuma falar de sua atividade incomum. "Não é coisa que se diga em um grupo."

O atirador continua a aprimorar sua pontaria sob supervisão dos pais. "Atualmente tenho pistola, que ganhei de uma fábrica alemã, e também um simulador. O único problema é que não tem nenhum lugar em casa onde possa treinar na distância oficial, de 10 metros. Treino na distância de oito metros."

Em época de competições importantes, Wu dribla a dificuldade com uma ajuda de fora. "No ano passado, o pessoal do clube A Hebraica me deu permissão para treinar no stand de tiro, apesar de eu não ser sócio. Pedi novamente para esta temporada, mas ainda não me liberaram", conta o atirador, que já se prepara para lutar por uma vaga nos Jogos Pan-Americanos na cidade mexicana de Guadalajara, em outubro.

"Outra coisa que ainda não liberaram foi a minha bolsa-atleta. No ano passado foi rapidinho, mas, desta vez, não sei se por causa da mudança de presidente, está demorando. Espero que essas notícias de cortes no orçamento não interfiram e eu acabe ficando sem essa ajuda, que dá um alívio para meu pai", torce.

As atividades esportivas não impediram Wu de estudar. A família, segundo ele, é rigorosa no que diz respeito à educação até porque o pai do atirador é professor de física. "Este ano passei no vestibular do curso de ciências tecnológicas da Universidade Federal do ABC", conta, orgulhoso. A partir deste mês, o atirador vai se dedicar ao desafio de conciliar a vida de atleta e a de estudante.

A única coisa que foi sacrificada por Wu em prol da carreira, além das horas de treino, foi o futebol. "Não posso jogar uma bolinha com os amigos pois corro o risco de me machucar." Atividades físicas, só na academia. "São importantes porque se bobear eu ganho peso."
Por: estadao.com.br
clique aqui para acessar a matéria no site que a publicou
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110310/not_imp689904,0.php
fonte: estadao.com.br e http://www.cbte.org.br/

A longevidade no Tiro Esportivo

Enquanto na ginástica olímpica com 18 anos a ginasta já é considerada “velha”, no tênis aos 26 anos já faltam pernas e potência para desferir os golpes de raquete, no futebol aos 30 anos os jogadores procuram times de menor expressão para jogar, no tiro esportivo aos 40 se está em plena forma ainda!

Para não falar só de Alfred Swahn, da Suécia, que competiu na Olimpíada de Antuérpia em 1920, com 72 anos e de Afanazi Kuzmin da Lituânia, que competiu em Beijing 2008, aos 61 anos em sua oitava participação olímpica, vamos citar outros grandes atiradores, que após os 40 anos, atiraram melhor como nunca.

Sergei Alifrenko da Rússia, nascido em 1959, aos 41 anos ganhou a Olimpiada de Sidney – 2000, aos 45 anos foi bronze na Olimpíada de Atenas – 2004, aos 47 anos foi bronze no Mundial de Zagreb – 2006, aos 48 anos ganhou a World Cup de Bangkok – 2007 e aos 49 anos, ganhou a World Cup de Beijing – 2008, tudo isto na Pistola de Tiro Rápido.

Ainda da Rússia temos Boris Kokorev, nascido no mesmo ano de 1959, campeão olímpico em Atlanta 1996, ganhador de inúmeras competições internacionais, ganhou este ano a World Cup de Milão – 2008, estabelecendo o fantástico resultado de 572 pontos na pistola livre, com 49 anos. Para se ter uma idéia o ganhador da Olimpíada de Beijing – 2008 fez modestos 563 pontos. Na pistola de ar, em Milão - 2008 ele foi bronze com 586 pontos, o mesmo resultado do ganhador da Olimpíada de Beijing – 2008. Talvez os dirigentes russos apostaram na renovação, não levando nem o Alifrenko, nem o Kokorev para a Olimpíada de Beijing – 2008 e se deram mal.

Outro ícone do tiro mundial, Ragnar Skanaker da Suécia, nascido em 1934, que já ganhou tudo o que devia antes dos 40 anos, ainda foi campeão mundial em Caracas – 1982 aos 48 anos, prata na Olimpíada de Los Angeles - 1984 aos 50 anos, bronze na Olimpíada de Seul – 1988, aos 54 anos e bronze na Olimpíada de Barcelona – 1992, aos 58 anos. Em 1996, na véspera da Olimpíada de Atlanta, atirou na World Cup Munich – 1996, incríveis 569 pontos de pistola livre, aos 62 anos. Ainda em atividade, em março de 2008, sagrou-se campeão sueco com a expressiva marca de 582 pontos em pistola de ar, tudo isso aos 74 anos apenas, ironizando o segundo colocado que ficou 10 pontos atrás, sendo 35 anos mais jovem.

Temos ainda a Susan Natrass, canadense, nascida em 1950, que participou em Beijing – 2008 de sua 6ª Olimpíada aos 57 anos, ganhou a World Cup Zagreb – 2006 aos 55 anos e os Jogos Pan-americanos Rio – 2007 aos 56 anos na Fossa Olímpica.

Podemos citar outros grandes atiradores com mais de 40 anos que desfilam sua categoria pelos estandes do mundo inteiro, como o italiano Andréa Bennelli, ouro em skeet, na Olimpíada de Atenas – 2004, aos 44 anos, Ahmed Almaktoum, dos Emirados, ouro em trap duble, na Olimpíada de Atenas – 2004, aos 41 anos, Warren Potent, australiano, nascido em 1962, bronze na Olimpíada de Beijing – 2008 em carabina deitado, que já tinha ganho nesse mesmo ano de a World Cup – Beijing – 2008, tudo isso com 46 anos de idade tendo ganho também as World Cup – 2007 Sidney e World Cup – 2007 Bangkok.

Num levantamento feito entre as mais de 30 modalidades esportivas disputadas nos Jogos Olímpicos de Beijing constatamos que o Tiro Esportivo é o de maior longevidade.

Veja quadro comparativo da Olimpíada de Beijing – 2008, que mostra a diferença de idade dos atiradores mais jovens e mais velhos, podemos afirmar com toda convicção que o tiro é o esporte com maior longevidade.

PROVAS MASCULINAS

Pistola de Ar
David Moore - Austrália - 30 Dez 53 - 55 anos
Daemyung Lee - Korea - 14 Set 88 - 19 anos

Pistola 50 metros
David Moore - Austrália - 30 Dez 53 - 55 anos
Daemyung Lee - Korea - 14 Set 88 - 19 anos

Pistola de Tiro Rápido
Afanaijs Kuzmins - Latvia - 22 Mar 47 - 61 anos
Leonid Ekimov - Russia - 13 Set 87 - 20 anos

Carabina Deitado
Ned Gerard - Ilhas Virgens - 14 Jul 56 - 52 anos
Robert Eastham - Nova Zelândia - 01 Fev 89 - 21 anos

Carabina de Ar
Raimond Debevec - Slovênia - 29 Mar 63 - 35 anos
Stephen Scherer - Estados Unidos - 22 Fev 89 - 21 anos

Carabina 3 posições
Juha Hirvi - Filandia - 25 Mar 60 - 48 anos
Petar Gorsa - Croácia - 11 Jan 88 - 20 anos

Fossa Olímpica
Juan Carlos Dasque - Argentina - 12 Out 52 - 55 anos
Giuseppe Di Salvatore - Canadá - 19 Dez 89 - 19 anos

Fossa Double
Graeme Ede - Nova Zelândia - 07 Fev 60 - 48 anos
Giuseppe Di Salvatore - Canadá - 19 Dez 89 - 20 anos

Skeet
Ioan Toman - Romenia - 06 Mar 59 - 49 anos
Vicent Hancock - Estados Unidos - 19 Mar 89 - 21 anos


PROVAS FEMININAS

Pistola de Ar
Brigitte Roy - França - 25 Fev 59 - 49 anos
Tanyaporn Prucksakorn - Thailândia - 08 Jan 90 - 18 anos

Pistola Sport
Elizabeth Callahan - Estados Unidos - 25 Fev 52 - 56 anos
Tanyaporn Prucksakorn - Thailândia - 08 Jan 90 - 18 anos

Carabina de Ar
Fabienne Pasetti - Monaco - 04 Out 65 - 42 anos
Thanyalak Chotphibunsin - Thailandia - 19 Nov 90 - 17 anos

Fossa Olímpica
Susan Nattrass - Canadá - 05 Nov 50 - 57 anos
Charlotte Kerwood - Gran Bretânia - 15 Set 86 - 21 anos

Skeet
Svetlana Demina - Russia - 18 Abr 61 - 47 anos
Minji Kim - Coréia -17 Fev 89 - 18 anos

Enfim, depois de todos esses exemplos, definitivamente podemos dizer que no tiro, a vida começa aos 40!
Fonte: pesquisa
Compilado por: Gabriel Grumberg
http://www.cbte.org.br/

Conheça as pistolas utilizadas nos Jogos Olímpicos 2008 - Beijing

Muitos atiradores iniciantes tem a curiosidade de saber as armas que estão sendo utilizadas em campeonatos estaduais e em provas de alta performance. E até mesmo os veteranos gostam de saber se usam os mesmos equipamentos que atiradores no mundo inteiro.

Conheça as pistolas usadas nas provas de ar comprimido e de 50 m nos jogos de Beijing deste ano.

Clique aqui para a lista das Pistolas de Ar
http://www.cbte.org.br/informe/historia_historias/pistolas_ar_usadas_beijing.pdf

Clique aqui para a lista das Pistolas 50m
http://www.cbte.org.br/informe/historia_historias/pistolas_50m_usadas_beijing.pdf

Fonte: pesquisa
Compilado por: Gabriel Grumberg
http://www.cbte.org.br/

Padroeiro dos Atiradores

No século XIX, viveu na cidade de Isola del Gran Sasso, na região do Abruzzo, Itália, um jovem chamado Francesco Possenti que "curtia a dolce vita" da época.

Nascido em 1838 em Assis, Francesco era filho de um rico advogado dos Estados Papais e considerado exímio cavaleiro e atirador. Seus biógrafos dizem que ele era elegante, mulherengo, grande dançarino e não perdia uma festa. Consta que certa vez ficou noivo de duas jovens ao mesmo tempo.

Com essas estrepolias e vida de playboy desregrada, ninguém acreditou quando ele disse que após completar seus estudos iria tornar-se padre. Na verdade, durante uma grave doença que o acometeu, ele fez a promessa que, se ficasse bom, dedicaria sua vida a Deus. Passada a doença é claro que esqueceu o prometido. Porém, outra vez caiu enfermo e novamente repetiu a promessa. Depois de curado e mais uma vez esquecer o prometido, estava ele assistindo uma procissão que passava com uma grande imagem de Nossa Senhora, quando os olhos da Virgem fitaram-no fixamente e ele ouviu as palavras: "Cumpra sua promessa!". Abalado após o sinal divino ele decidiu cumprir o prometido e, com vinte anos de idade, entrou para o seminário local onde recebeu o nome de irmão Gabriel.

Em 1860, após a batalha de Castelfidardo, cerca de vinte mercenários renegados, ligados ao exército de Garibaldi, apareceram na cidade para pilhá-la e aterrorizar os moradores. Irmão Gabriel, com a autorização do reitor do seminário, caminhou desarmado para o centro da cidade para enfrentar os terroristas. Um dos mercenários, que estava prestes a violentar uma jovem, ridicularizou-o por vir sozinho enfrentá-los.

Possenti, numa rápida manobra, tirou o revólver da cintura do mercenário e ordenou que ele soltasse a mulher. Enquanto o homem obedecia ele rendeu outro soldado que se aproximava e apropriou-se de outro revólver. Ao verem o que estava acontecendo, os demais mercenários acorreram em defesa dos companheiros para subjugar o impertinente monge.

Nesse momento, uma pequena lagartixa atravessou a rua entre Possenti e a tropa que se aproximava. Quando por um breve momento o animal parou, Possenti fez pontaria e matou-o com um único tiro certeiro. Apontando agora os dois revólveres para os mercenários, Possenti ordenou que todos largassem suas armas imediatamente. Diante da exibição de pontaria, os soldados obedeceram. Possenti ordenou, também, que eles apagassem todos os focos de incêndio que haviam iniciado e que deixassem a cidade imediatamente.

Após a retirada dos mercenários, o povo agradecido levou Possenti nos braços até o seminário chamando-o de "O salvador de Isola".

Possenti queria ser enviado para as Missões após sua ordenação, entretanto morreu muito jovem, em 1862, aos 24 anos. Foi canonizado em 1920 pelo Papa Benedito XV como São Gabriel Possenti da Madre Dolorosa e, junto com Santo Aloisio, é considerado um dos padroeiros da juventude. Sua festa é comemorada no dia 27 de fevereiro.

É evidente que não foi o episódio acima que levou à canonização de São Gabriel Possenti mas, com seu exemplo, Possenti mostrou que a santidade não é antagônica às demais virtudes humanas como coragem e determinação.
Por tudo isto, atiradores e proprietários de armas de todo mundo estão em campanha para torná-lo também Padroeiro dos Cidadãos Armados. A campanha é liderada por John Snyder, um ex-seminarista e atirador americano que entregou ao Papa João Paulo II, em 05/03/2001, uma medalha da Sociedade São Gabriel Possenti onde se vê na frente uma imagem do Santo, um revólver e uma salamandra rodeados pelos dizeres: "São Gabriel Possenti protetor dos atiradores". No verso vê-se um alvo estilizado e os dizeres: "Guie nossa mira para acertar no centro. Proteja-nos dos inimigos do amor, da justiça e da liberdade". Em carta datada de 12/03/2001, o Secretário de Estado do Vaticano, Monsenhor Pedro Lopez Quintana escreveu a John Snyder que "o Papa apreciou o presente e os devotados sentimentos que o motivaram".

Em sua carta de encaminhamento da medalha ao Papa, Snyder afirma que "nossa devoção a São Gabriel Possenti é porque seu exemplo nos mostra a conexão intima e consistente que existe entre o direito à vida, o direito à defesa própria, o direito a posse dos meios de defesa e o direito de armar-se para a defesa própria".
Fonte: Publicado no jornal Armas & Política, Edição Extra, de 24 de junho de 2001
http://www.cbte.org.br/ Curiosidades

Olimpíadas Escolares

As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008), reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas para uma competição de abrangência nacional.

O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas. A de 12 a 14 anos conta com a disputa de 12 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A de 15 a 17 anos também tem 12 modalidades: inclui o taekwondo, mas não conta com o badminton. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.

O segundo ciclo das Olimpíadas Escolares, iniciado em 2009, mantém os objetivos de promover a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no país. Somente na edição de 2010, somadas as duas etapas (com cerca de dez dias, cada), mais de 8.600 participantes de mais de 2.300 instituições de ensino marcaram presença na Etapa Nacional.

Para participar dessa etapa, as escolas públicas e particulares devem se qualificar nas Seletivas Municipais e, posteriormente, nas Seletivas Estaduais. Em 2010, cerca de dois milhões de jovens atletas de todo o país participaram das fases classificatórias.

Se a sua escola não participa das etapas seletivas, procure informações nas Secretarias Municipais e / ou Estaduais de Esportes / Educação do seu Município / Estado e faça parte deste grande evento. Para obter os contatos estaduais, clique aqui, e confira os órgãos responsáveis, no site das Olimpíadas Escolares.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizadas pelo Ministério do Esporte.

Fonte: http://www.cob.org.br/eventos/eventos.asp?id=1

O que é Field Target?

Adaptado da matéria publicada na revista Tiro Certo, edição numero 5 de 2007, de Luiz Gabriel Lopes.

O Field Target é uma modalidade esportiva do tiro de chumbinho que vem crescendo muito no exterior devido a sua grande dinâmica e diversão proporcionada ao atirador. Nesta modalidade - que teve seu início no Reino Unido - faz-se a simulação de caça de animais considerados pragas urbanas, como ratos e pombos. Aqui no Brasil foi adaptado para animais da fauna brasileira.

Em uma prova do Field Target os alvos não são dispostos de forma linear ao atirador, como de costume das modalidades tradicionais do tiro esportivo. A grande diversão do Field Target muitas vezes é o ambiente em que as provas são realizadas, podendo variar do tradicionalíssimo clube de tiro ao prédio em construção ou terreno de mata fechada.

No Field Target os alvos são dispostos de maneira randômica no terreno onde a prova vai ser realizada, em distâncias que variam dos 9 aos 50 metros e que geralmente são desconhecidas do atirador. Os alvos muitas vezes são colocados em cima de árvores, embaixo de troncos, em cima de telhados, etc. Todo o terreno é aproveitado como campo de tiro em potencial, o que aumenta e muito o desafio e diversão que se tem nas provas desta natureza.

Durante a prova cada atleta deve percorrer os postos de tiro. Na regra internacional não existem fiscais de pista, sendo que este trabalho pode ser feito pelos próprios atletas.

A pontuação ocorre de maneira simples e direta. Um ponto consiste em um acerto.

Um ponto sempre levado muito a sério na organização das provas de Field Target é a segurança. Durante a organização das provas a comissão organizadora deve pensar em todos os alvos e seus locais de tiro, e se assegurar da segurança de todos.

Nos locais de provas há áreas demarcadas para circulação geral, em que todas as pessoas presentes podem circular livremente, áreas de circulação restrita dos competidores e organizadores e áreas de circulação expressamente proibida por questões de segurança. O principal atrativo do Field Target é a possibilidade de se realizar provas de nível superior fora do clube, uma vez que o tiro a ar comprimido é muito seguro de ser praticado em praticamente qualquer lugar desde que se atente sempre as regras de segurança. Muitas vezes só o gesto de sair do clube e ir competir em meio a natureza de uma área de mata já é motivo mais que o suficiente para se apaixonar pela modalidade.

O desafio principal do Field Target é no que toca os alvos e suas distâncias. Cada alvo consiste em uma silhueta de um animal com uma área chamada de "kill zone", que quando atingida pelo disparo desarma o mecanismo do alvo provocando sua queda - ou rebatimento - para trás. Desta forma se tem na hora a pontuação do tiro. A "kill zone" consiste em um orifício de 15 a 50 milímetros no alvo, podendo sempre variar de acordo com a distância do tiro.

A distância máxima de tiro no Field Target é de 50 metros, considerada a distância máxima para armas de pressão. Como a distancia dos alvos pode variar de 9 a 50 metros grande parte do desafio é saber estipular a distância e compensá-la em seu equipamento.

Durante o percurso de tiro muitas vezes o atirador vai encontrar indicações de qual posição de tiro utilizar naquela pista. A posição mais comum é a sentado com os braços cruzados em cima dos joelhos e a arma apoiada nos braços. Nesta posição consegue-se o máximo de precisão necessária para os tiros, mas muitas vezes o alvo em questão exige uma outra posição, como tiro deitado ou em pé. Muitas vezes também o atirador é forçado a atirar em determinada posição devido ao posicionamento do alvo, como um alvo em cima de um telhado ou dentro de uma gruta embaixo da terra.

O dinamismo das provas de Field Target é algo realmente indiscutível pois nada é previsível. Cada prova é uma prova, e cada alvo é único e singular. As provas variam de acordo com a organização, fazendo desta uma das modalidades mais dinâmicas e apaixonantes do tiro esportivo.

As armas usadas pelo Field Target podem ser de simples carabina de ar nos modelos de “quebrar” o cano até sofisticadas armas usadas no Tiro Olímpico.
Fonte :http://www.cbte.org.br/ Perguntas Frequentes

segunda-feira, 14 de março de 2011

ATENÇÃO CARABINAS DE PRESSÃO NÃO SÃO ARMAS DE FOGO

ATENÇÃO
CARABINAS DE PRESSÃO NÃO SÃO
ARMAS DE FOGO.
De acordo com a Portaria n° 36-DMB, de 09 de dezembro de 1999, (norma que regula o comércio de armas e munições aprovada pelo Ministério da Defesa e Exército Brasileiro) armas de pressão por ação de mola, com calibre igual ou inferior a 6mm, não são armas de fogo. Portanto:
- Não necessitam de registro para sua aquisição, porém sua venda só é permitida a maiores de 18 anos com devida comprovação;
- Não necessitam de guia de tráfego para transporte e deslocamento;
Veja abaixo a transcrição do trecho da Portaria n° 36-DMB/99:


TÍTULO II

NORMAS PARA AQUISIÇÃO DE ARMAS E MUNIÇÕES DE USO PERMITIDO, POR CIVIS, MILITARES E POLICIAIS

CAPÍTULO VII

Da Venda de Armas de Pressão


Art. 16. As armas de pressão, por ação de mola ou gás comprimido, não são armas de fogo, atiram setas metálicas, balins ou grãos de chumbo, com energia muito menor do que uma arma de fogo.

Art. 17. As armas de pressão por ação de mola, com calibre menor ou igual a 6 (seis) mm, podem ser vendidas pelo comércio não especializado, sem limites de quantidade, para maiores de 18 (dezoito) anos, cabendo ao comerciante a responsabilidade de comprovar a idade do comprador.

NOVAS ALTERAÇÕES NO REGULAMENTO DAS PROVAS DE RIFLE

(Atualizado em 15/03/2010)

Alterações que se acrescem ao regulamento e à alteração feita em 2008:

1º) No ensaio das provas de carabinas semi-auto e lever-action, o atirador poderá, a cada tiro, observar os impactos no alvo e fazer os ajustes no aparelho de pontaria de sua arma; deverá, entretanto, municiá-la tiro a tiro.

2º) Na prova de carabina lever-action poderá ser usado o aparelho de pontaria tipo peep sights, desde que o mesmo venha na arma como original de fábrica.

3º) Nas provas de carabina lever-action e semi-auto, não será permitido ao atirador se encostar ou escorar, seja de que forma for, na bancada ou parede.

ALTERAÇÕES NO REGULAMENTO DAS PROVAS DE RIFLE

O regulamento passa a ter as seguintes alterações:

1º - Calibre mínimo para participar das provas do campeonato Gaúcho de Rifle:

Acima do calibre 22 Hornet, e todos de fogo central.

2º - A prova do Rifle de 200 metros passa a ter a duração máxima de 35 minutos, onde antes eram 45 minutos.

3º-A prova da Carabina Semi-auto passa a ter séries de 1,5 minuto de duração, onde antes eram 02 minutos.
No início das séries, inclusive a de ensaio a carabina deverá estar na condição de pronto, ou seja carregada com 05 cartuchos e travada.

Somente na série de ensaio será autorizado que o atirador seja auxiliado por um observador, podendo este, ir conferindo com equipamento próprio os tiros e informando ao atirador.

No final de cada série o atirador deverá mostrar ao RO a arma vazia e em segurança, como na regra geral do IPSC .

4º- Aviso aos atiradores que eventualmente será medido o peso dos gatilhos dos rifles no decorrer das provas. Caso o peso do gatilho esteja fora do regulamentado o atirador será advertido, e na próxima prova, se for reincidente será desclassificado daquele evento.

5º Inscrições: No ano de 2008 o valor das inscrições do Rifle nas provas de 100 e 200 metros será de R$ 45,00 para a primeira arma e R$ 40,00 para as demais, porém haverá um desconto (bônus) de R$ 5,00 em cada arma se o atirador fizer a inscrição antecipada, isto quer dizer que o atirador deve informar ao clube que vai sediar o evento no máximo 03 dias antes. Caso o atirador informe sua presença antecipada e por motivo de força maior não comparecer, não haverá penalização. O não comparecimento na prova depois de informado o clube e sem justificativa o atirador na próxima prova perderá o bônus de R$5,00.

As inscrições das provas de 50 metros permanecem as mesmas do ano de 2009.

6º- Rifle Pesado e Leve – diferenças. As armas utilizadas nas categorias, leve, esportiva e mira aberta, devem possuir o cano que seja similar ao original, sendo que o diâmetro da ponta deve ter no máximo 17,1mm, até o calibre .338WM e 19,0 mm para os calibres maiores. Os atiradores que pretendam substituir o cano de sua arma devem esclarecer suas dúvidas com a diretoria de rifle.

Porto Alegre, 28 de fevereiro de 2008

Diretor de Rifle
Fonte: http://www.fgtp.com.br/artigos.php

CRAF não obrigatório

Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF) não é mais obrigatório para Atiradores Esportivos, Colecionadores e Caçadores registrados no Exército

De acordo com ofício emitido pela DFPC (Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados), não é mais obrigatória a emissão de CRAF para atiradores, colecionadores e caçadores. A prova de registro passa ser o mapa de armas emitido pelas SFPCs das respectivas Regiões Militares

Portanto, nenhum CAC pode ser detido ou preso por posse ilegal de arma de fogo se estiver com seu acervo constando do seu "mapa" ou ainda tiver os comprovantes de transferências respectivos. Cabendo neste caso, abuso de autoridade.

Para o transporte de arma de fogo para treinamento e/ou competições só é necessária GT (Guia de Tráfego) válida e também incorre em abuso de autoridade o policial que não aceitar a GT como documento único e válido para o transporte.

A íntegra do ofício se encontra no link abaixo e sugerimos que todos devem imprimir uma cópia
http://www.mvb.org.br/userfiles/fim_do_craf.pdf

Convite 1ºProva IPSC 2011

Convite 1ºProva IPSC 2011
I ETAPA RANKING GAUCHO DE IPSC E IPSC LIGHT.

Clube de Tiro Capão Novo, Situada dentro do Horto Florestal Capão Novo,Capão da canoa,RS.
Fone e fax: (051) 3625.8171 Cel. 96746533
PROGRAMAÇÃO
Ranger máster: Giovani Prates
_________________________________________________
RO´S-1º Mauricio oliveira, 2ºRafael Barbosa, 3ºVilson Dutra, 4ºPedro Freitas,5ºOsvaldo Macedo 6ºArcival Andrade,7ºLiliam Andrade, 8ºAntonio Souza,9ºGiovani Prates,10º Beto t. Urbano.
_________________________________________________
Cronógrafo-Delvan Haalck

Total de 10 stages – Nível III.
223 Disparos mínimos + Cronógrafo

Dia 19- SABADO Prova dos Ro´s .
início 09 h.
Dia 20– DOMINGO - 10 PISTAS
8:30 h - Início.
15:00 h – Verify
HOTEL ARAÇA– (51) 3625-2828 -3625-2513

Site. www.hotelaraca.com.br
E-mail – hotelaraca@terra.com.br

Diária: individual ou duplo R$ 140,00 triplo 170,00

INSCRIÇÕES

Até: 17/03/2011 - R$ 70,00

DE 18 à 20/03/2011 - R$ 80,00

I Etapa Ranking Gaúcho IPSC

I Etapa Ranking Gaúcho IPSC LIGHT

Presença: Visão Custon

- Pagamento: Fazer depósito na conta Poupança de Wilson Roberto Matzenbacher, banco BRADESCO AG. 2968-8 C/C 1000360-1, CPF 076.897.309.06, anotar na ficha de inscrição número de autenticação do depósito e enviá-lo para tirocobra@gmail.com OU POR FAX Nº (51) 3625-8171.

FAVOR MANDAR FICHA ANTECIPADAMENTE

Obs. O Clube não vai fornecer almoço, terá uma van, com xis e outros lanches.
Balaka –(51)96746533

CONVITE CAMPEONATO GAÚCHO DE RIFLE 2011

O CLUBE PONTO TRINTA, TEM O MAIOR PRAZER EM CONVIDAR O COLEGA
ATIRADOR E SUA FAMÍLIA PARA PARTICIPAR DA 1ª ETAPA DO CAMPEONATO
GAÚCHO DE RIFLE.
DATA: 12 de MARÇO de 2011.
LOCAL: SEDE ESPORTIVA DO CLUBE PONTO TRINTA
RS 474, Km 24 – Pinheirinhos
Santo Antonio da Patrulha – RS
Coordenadas GPS : 29º 43’32.36” S e 50º 38’00.25” W
INÍCIO: 09.00 Hrs.
PROVAS: -100 metros para Rifle Pesado,Leve,Esportivo e Mira Aberta.

-50 metros para Rifle .22 Standard,Rifle .22 Custom,Carabina Lever Action
Mira Aberta e Carabina Semi-auto mira aberta. Estas agora como categorias oficiais da
FGTP .
As Provas de 200 e 50 metros serão realizadas simultâneamente em pedanas separadas.
Para confirmar sua inscrição de prova e refeição faça através dos telefones:
(051) 3594-5426
(051) 3594-6227
(051) 99983207
ou pelo E-mail armeriacesar@uol.com.br
Saudações Esportivas
César de Oliveira
Presidente
Secretaria: Rua Joaquim Nabuco,1205-fundos- Centro - Novo Hamburg

quarta-feira, 9 de março de 2011

I Campeonato de Tiro Esportivo Tramandaí

Olá Meu Povo!
Temos proposta de criar o primeiro Campeonato de Tiro Esportivo em Tramandaí e o Primeiro da Região

Troféus, lembranças, pistas, palestras,atrativos e outros já estão quase prontos.

Estamos querendo formar uma comissão para emplementar este projeto.

A intenção principal seria de efetuar este evento com cunho de divulgar o esporte na região, e tão praticada por muito mas porém dispersos e aplicar uma ação social no evento.

A parte que rege a divulgação do esporte todos já sabem como funciona ( campeonatos, palestras, propagandas, etc) Já a parte social, seria arrecadamento de alimentos não perecíveis, agasalho, brinquedos e distribuídos a familias e/ou instituições carentes.

Gostaria de recrutar voluntários que não visão Lucros, pois este grupo (GATE Tramandaí) não tem intensão alguma em arrecadar dinheiro para afins de enriquecimento individual ou do grupo.

Podemos e teremos que arrecadar fundos para fins de pagar custos com possíveis eventos e ações sociais, mas tudo na mais pura transparência possível.
Com prestações de conta transparentes e a órgãos fiscalizadores (Ministério Publico) e imprensa.

Podemos ter patrocínio de empresas particulares e de empresários que realmente tenham este mesmo pensamento referente a eventos e ações sociais.

Como somos voluntários no grupo, informamos que temos renda de nossos trabalhos, serviços e empresas particulares. Desta forma deixamos novamente bem claro que não dependemos de recursos (R$) de eventos proporcionado pelo GATE Tramandaí.

Desta forma Deixamos aqui nosso pedido e aberto as inscrições de novos "recrutas" no efetivo do Grupo de Atiradores de Tiro Esportivo Tramandaí.

Contatos:
Blog....: http://gatetramandai.blogspot.com
Gmail...: gatetramandai@gmail.com
ORkut...: GATE Tramandaí
MSN.....: gatetramandai@hotmail.com

Curiosidades

- Os primeiros alvos utilizados na prova do tiro esportivo eram filhotes vivos, na antiguidade. Atualmente são usados alvos artificiais.

- A arma utilizada por Guilherme Paraense, nosso primeiro e único atleta a conquistar uma medalha de ouro na modalidade, fora emprestada pelo competidor norte-americano na prova.

- O sueco Alfred Swah tinha 72 anos quando disputou a prova do tiro ao alvo na Olimpíada de Antuérpia, em 1920. Até hoje, é o mais velho atleta a participar dos Jogos Olímpicos.

- Nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1900, foi realizada o prova do tiro ao pombo, em meio a protestos de competidores e jornalistas. Dos 55 atletas inscritos, apenas quatro participaram. O vencedor foi o belga Leon de Lunder.

- O tiro ao alvo esteve presente desde a primeira Olimpíada, realizada em Atenas-1896, ficando de fora em apenas duas ocasiões: Saint-Louis-1904 e em Amsterdã-1928.

Regras do tiro esportivo

A modalidade do tiro esportivo divide-se em três categorias: pistola, carabina e tiro ao prato. A diferença entre as duas primeiras é a arma: a pistola é curta e só pode ser usada com uma mão, enquanto a carabina é longa e o disparo é de ar comprimido ou dióxido de carbono. Já nas provas de tiro ao prato a distância entre o atirador e o alvo, fixo ou móvel, e o número de tiros varia conforme a arma utilizada.

Carabina:

- Três posições (masculino e feminino): O alvo fica a 50m do competidor, que posiciona-se de três formas distintas - de pé, ajoelhado e deitado. Os homens têm 40 tiros e mulheres têm 20.

- Pequeno calibre - Deitado (masculino): Os alvos ficam a 50 m do competidor, que tem 60 tiros para dar.

- Carabina de ar (masculino e feminino): De ar comprimido ou de dióxido de carbono. Em pé, o competidor fica a dez metros do alvo. Os homens têm 60 tiros e as mulheres, 40.

Tiro esportivo
Imagem cedida pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo
Carabina

Pistola:

- Alvo móvel: A prova tem as fases lenta e rápida. O alvo visível é um prato de 11cm de diâmetro. São duas fases de cinco segundos. São disparados 30 tiros em cada fase.

- Pistola livre - 50 m: Com apenas uma mão, o competidor atira. Ele tem seis séries de 60 tiros e o alvo fica a 50 m de distância.

- Pistola de ar: Com armas de ar comprimido e dez metros de distância o programa é igual ao da pistola livre.

- Tiro rápido masculino: O competidor fica a 25 m de distância munido de uma pistola que pode receber cinco tiros. No total, ele tem 60 tiros em duas fases de 30.

- Tiro rápido feminino: O competidor fica a 25 m e a pistola tem capacidade para cinco tiros. No total, são seis séries de cinco tiros .

Tiro ao prato

- Skeet: O vencedor é aquele que acertar o maior número de pratos, atirados de casas alta e baixa.

- Fossa olímpica: O atirador precisa acertar um prato e tem dois tiros para isso.

- Fossa dublê: São dois pratos que o competidor precisa acertar com apenas dois tiros.

Brasileiros que se destacam no tiro esportivo

Guilherme Paraense é até hoje o grande nome do tiro esportivo brasileiro. Ele foi o primeiro atleta a conquistar um ouro olímpico para o país. Isso aconteceu na Olimpíada de Antuérpia, em 1920, quando competiu na pistola rápida. Afrânio Antonio da Costa, prata na pistola de 50 metros da mesma competição, é outro destaque histórico.

Outro nome a ser destacado é o de Delival Nobre, quarto colocado na pistola rápida em Los Angeles-1984. Nessa edição, Débora Srour consagrou-se como a melhor brasileira na modalidade ao ficar com o sétimo lugar.

Atualmente os dois brasileiros de renome na modalidade são Stênio Yamamoto e Júlio Almeida, justamente os dois representantes do país emPequim.

Tiro esportivo
Imagem cedida pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo
Júlio Almeida representará o tiro esportivo brasileiro em Pequim

A participação brasileira na história dos Jogos

O Brasil tem bons resultados na categoria do tiro esportivo, com três medalhas, todas conquistadas na Olimpíada da Antuérpia, em 1920. Guilherme Paraense, competindo na pistola rápida, ficou com o inédito ouro para o país. Afrânio Antonio da Costa, ganhou a medalha de prata, na pistola 50 metros, e um bronze por equipes, também na prova do 50 metros.

Tiro esportivo
Imagem cedida pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo

Porém, o Brasil não conseguiu outra medalha na modalidade. A última grande campanha de um atleta nacional ocorreu na cidade de Los Angeles, em 1984, quando Delival Nobre ficou em quarto na pistola rápida. Na mesmaOlimpíada, Débora Srour conseguiu o melhor resultado de uma mulherbrasileira na história da competição, ficando em sétimo lugar. Desde então, o brasileiro com a melhor colocação foi Rodrigo Bastos, 14º em Atenas.

Dois atletas representaram o tiro esportivo brasileiro em Pequim - Stênio Yamamoto e Júlio Almeida. O melhor resultado foi obtido por Júlio Almeida que terminou na 11ª colocação no tiro rápido de 25 metros.

O tiro esportivo do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim

O tiro esportivo brasileiro teve dois representantes na Olimpíada de Pequim. O paulista Stênio Yamamoto, na prova da pistola de 50 metros e na pistola de ar 10 metros, classificado na Copa do Mundo de Tiro Esportivo, realizada em Munique, na Alemanha. E o carioca Júlio Almeida, que competiu em três modalidades, na pistola de ar 10 metros, pistola livre 50 metros e no tiro rápido 25 metros, que conseguiu o índice nos Jogos Pan-americanosRio 2007 e no Sul-americano de Tiro Esportivo, no Rio de Janeiro.

Stênio terminou na 43ª posição na pistola de ar 10 metros e na 44ª colocação na pistola 50 metros. Já Júlio foi melhor e ficou em 13° na pistola de ar 10 metros, 18° na pistola 50 metros e 11° no tiro rápido de 25 metros.

Tiro esportivo
Imagem cedida pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo
O tiro esportivo em Pequim

Local de disputa: Centro de Tira, região de Shijngshan (8,6 mil pessoas)

Data de disputa: 09/08 a 17/08

Preço dos ingressos: R$ 7 a R$ 12

Provas em disputa:

Masculino

- Pistola de tiro rápido 25m

- Pistola 50m

- Pistola de ar 10m

- Carabina de ar 10m

- Carabina de três posições

- Carabina deitado

- Fossa

- Fossa dupla

- Skeet

Feminino

- Pistola de ar 10m

- Carabina de ar 10m

- Pistola esportiva 25m

- Carabina de três posições

- Fossa

- Skeet

segunda-feira, 7 de março de 2011

Aprenda a calibrar Luneta,red dot e mira aberta fibra ótica na sua carabina de pressão- O tiro a longa distancia.


Visão do atirador através da luneta *Foto adicionada por wsniper


LUNETAS – GUIA BÁSICO
Lunetas são acessórios indispensáveis para tiros à longa distância. Embora seja factível, se torna difícil obter agrupamentos consistentes a distâncias maiores de 40 jardas com mira aberta. Para mim, pelo menos.

Por isso, o atirador que deseja atirar a longas distâncias precisa equipar sua arma com uma boa luneta. Mas como definir uma boa luneta?

A primeira consideração a fazer é o tipo de arma onde ela será instalada: Se uma PCP ou uma Springer de alta potência ou mesmo gás-ram, por exemplo.

As armas PCP são isentas de recuo e, por isso não exigem muito da luneta no quesito resistência. Por sua vez, as springers e gás-ram apresentam recuo que, em algumas armas pode ser mais prejudicial às lunetas do que certos rifles de fogo central.

O assunto sobre lunetas é bastante extenso e poderia se escrever um capítulo inteiro sobre ele, no entanto, tentarei apontar apenas os pontos mais relevantes e de forma bem resumida.

O primeiro cuidado na escolha da luneta para arma de pressão por ação de mola ou gas-ram é certificar-se que ela é adequada a esses tipos de arma. Alguns equipam suas armas de pressão com lunetas desenvolvidas para rifles .22 de fogo circular, que não apresentam recuo. Isso não é problema quando se trata de PCP ou CO2, mas as springers e gas-ram apresentam recuo nos dois sentidos, visto que a mola rebate quando o pistão alcança a câmara no fim de curso, o que transmite energia considerável às lunetas.

Algumas lunetas baratas apresentam acabamento externo que saltam aos olhos, mas o importante nas lunetas é a qualidade das lentes e do seu revestimento. Lentes de boa qualidade e revestimento não distorcem a imagem e são menos afetadas por clarões, além de manter a luminosidade. E também duram muito mais. Porém, boas lentes sempre custam mais e é importante saber em que tipo e preço de arma a luneta será instalada. Pode parecer que se arma é de baixo custo então a luneta também deve ser de baixo custo. Paradoxalmente, as armas de baixo custo castigam mais as lunetas do que as armas caras. Isso porque as armas mais baratas não dispõem de mecanismos que reduzem o recuo e a vibração. Portanto, além de apresentarem lentes de alta qualidade, as lunetas devem apresentar também uma construção resistente.

Ao escolher uma luneta, é importante ter uma idéia do uso pretendido.
Alguns pontos a verificar:
•Com que freqüência você vai atirar? Para usos contínuos, a luneta tem que ser de construção robusta.
•Você vai atirar em locais de distâncias variadas? Se esse for o caso, você vai precisar de uma luneta com ajuste de magnitude (zoom).
•Você vai montar a luneta em uma PCP ou em uma Springer ou gás-ram? Se for springer ou gás-ram, a luneta tem que ser específica.
•Você pretende atirar em locais de pouca luz? Então vai precisar de uma luneta com boa capacidade de obter luz, normalmente de objetiva grande.

As configurações mais populares de luneta com ajuste de magnitude são 3 – 9 x 32 e 3 – 9 x 40. Os primeiros dois números se referem à magnitude e significam que neste caso, a luneta possui aumento de 3 até 9 vezes. O último número se refere ao diâmetro da objetiva em milímetros. Como regra geral, quanto maior a objetiva, melhor a obtenção de luz.

Existem também as lunetas de magnitude fixa, dentre as quais a mais popular é a 4 x 32. Houve época em que lunetas pequenas 4 x 32 dominavam os campos de tiro, mesmo para FT e era bastante popular. Nota do autor: Eu ainda gosto bastante dessas lunetas.

Existem algumas lunetas de magnitude fixa em 6X ou 10X, mas via de regra se destinam às armas de fogo. Existem poucas que se adaptam às armas de pressão (springers) e algumas têm corpo de 30mm.

Para uso geral, eu não tenho dúvida em dizer que lunetas 3 – 9 x 32 ou 3 – 9 x 40 são as melhores opções para a maioria das situações.

TIPOS DE RETÍCULOS:

Retículo é o termo para as duas linhas que se cruzam no centro (ou outros modelos de linhas, algumas vezes chamadas de “estadia” ou mesmo de “gratículo”) que são usadas para pontaria. Muitos usam o termo popular Inglês “Cross-Hair”. Mas no final é tudo a mesma coisa.

Existem vários tipos de retículos e poderíamos escrever muitas páginas, só sobre isso. Mas em geral, o modelo tradicional 30/30 satisfaz a maioria. Contudo, vale lembrar que existem outros tipos de retículos como os que apresentam um diamante central na forma de parênteses, lunetas com retículos iluminados e o mais recente favorito e, que muitos não entendem: o retículo Mil-Dot. Existem ainda retículos especiais que alguns praticantes de FT costumam usar. Dentre os retículos especiais podemos destacar os tipos “escada” e os retículos com graduação.

Lunetas com retículos iluminados têm seus seguidores, mas são úteis apenas em condições de pouca luz ou contra um fundo escuro. Podem também ser utilizadas para tiro à noite com o auxilio de lanternas. Eu particularmente não faço muita questão disso, mas há sempre quem goste.
Meu conselho se você for adquirir uma dessas lunetas é ter certeza que o controle de brilho (reostato) dá boa variação de baixa intensidade para alta intensidade de luz sem causar sombra sobre as linhas do retículo. Existe ainda para ambientes de pouca luz o retículo tipo poste vertical com linha horizontal (Desenho Alemão).

Quanto ao Mil-Dot ou luneta multi-pontos, também seria possível escrever um outro capítulo, mas vou me concentrar apenas nos benefícios para as armas de pressão. Mil no termo Mil-Dot não é abreviação de sua origem militar, mas se refere à abreviação da palavra mili-radiano. Sem complicar muito, é o nome que os militares deram ao sistema que desenvolveram para medir ângulos e distâncias com precisão em instrumentos óticos. Quando utilizado corretamente, esse retículo pode ser utilizado para estabelecer o ângulo mili-radiano da parte superior à parte inferior de um objeto de tamanho conhecido. Isso permite calcular a distância até o objeto usando aquele tamanho pré-definido. O ponto correto pode então ser usado como ponto de pontaria (mira) sobre o objeto. Para FT é bastante útil, mas o atirador deve fazer a lição de casa antes, de modo a conhecer as distâncias para cada ponto em relação àquela arma onde está instalado. Se trocar de arma, tem que fazer tudo de novo.

QUANTO À ESCOLHA DA LUNETA

Luneta Nikko stirling,uma das melhores lunetas Foto:wsniper


Luneta – Mínimo 1,5X ou 2X até 5X ou 6X de magnitude com objetiva de 20mm ou 32mm. Essas lunetas são ideais para tiros a curtas distâncias e para visada rápida do alvo. A deficiência dessas lunetas é para ambientes de pouca luz. Porém podem ser montadas com mounts baixos, o que ajuda para armas de baixa e média potência.

Luneta – Mínimo de 3X ou 4X até 9X, 10X ou 12X de magnitude com objetiva mínima de 40mm. Aqui falamos de lunetas para uso geral e, que podem ser montadas em mounts de média altura. Apresentam razoável campo de magnitude, razoável campo de visão mesmo na menor magnitude e são boas para aquisição de luz.

Luneta – Mínimo de 3X ou 4X variável até 12X de magnitude com objetiva a partir de 50mm. Esta é a especificação clássica para ambientes de pouca luz. Existem maiores, mas 50mm de objetiva é mais do que suficiente. É possível obter um grande campo de visão na magnitude menor com melhor qualidade de imagem e maior eficiência na aquisição de luz. Normalmente se instalam essas lunetas em mounts de base alta*.

Existem lunetas com magnitude até 24 vezes, mas eu não vejo necessidade de tanto para armas de pressão, além disso, o conjunto se torna muito pesado e o custo muito alto.

*NOTA: É preciso atenção ao instalar lunetas em mounts de base alta. Em certos casos, com lunetas de ¼ ou 1/8 de MOA, o curso do ajuste na torre pode não ser suficiente para zerar a luneta, isto é, você gira o botão de ajuste até o fim, mas o retículo não centraliza sobre o ponto de impacto. Para isso a luneta tem que apresentar longo curso de ajuste ou se o ajuste for de 1 MOA, será mais fácil. A menos que você disponha de um mount com ajuste de altura, essa condição deve ser considerada.

Quanto aos mounts, prefira sempre um de boa qualidade. Lembre-se que ele é responsável por manter a luneta fixa e pela conseqüente precisão. Pode ser de peça única ou em duas peças, mas a qualidade da arma também influencia no bom desempenho do conjunto mount-luneta. Armas potentes não têm que necessariamente apresentar recuo forte. Então, se você pretende atirar com o auxílio de luneta, para maior homogeneidade do conjunto, procure observar a qualidade da arma antes de adquirir a luneta para não se decepcionar mais tarde. Ou então esqueça o uso de lunetas e divirta-se com as miras abertas. Se for esse o caso, recomenda-se o seguinte: Faça sessões de tiro a várias distâncias com intervalos de 5 jardas (ou 5 metros, se preferir) e determine a distância máxima que você consegue agrupamentos em torno de 5,0 cm.

Autor:Nelson,atirador

*Nota de Wsniper:A outra ótima opção de luneta é o red dot,que embora não tenha aproximação,focaliza o alvo marcando com um ponto geralmente na cor vermelha o exato local que poderá ser atingido pelo disparo. Existem vários tipos de red dot,com pontos luminosos de cores e intensidades diferentes. Abaixo,a foto de um red dot e seu ponto luminoso.