segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Humberto Karam: especialista em consertos de armas raras

Humberto Karam acumula mais de quarenta anos de sua vida dedicando a maior parte do tempo diário no conserto e na restauração de armas, sobretudo espingardas de alto custo financeiro.

Karam possuiu no bairro Floresta, em Porto Alegre, uma oficina de dois andares e oito peças usadas exclusivamente para testes, consertos, montagem e outros trabalhos classificados por ele como "obras de arte".

Humberto Karam
Karan calcula já ter trabalhado com inúmeras armas.

A fábrica possui apenas dois funcionários: seu Humberto e sua esposa, dona Betinha. Os dois também são apaixonados por caça e tiro esportivo. Autodidata, Karam aprendeu sozinho, sendo um estudioso das técnicas de armeria.

Karam calcula já ter trabalhado com inúmeras armas. No entanto, ele salienta que o valioso do seu atelier é a qualidade e não a quantidade.

"Trabalhamos com poucas armas, mas de grande valor. Não atendemos grandes demandas, apenas serviços em armas especiais", destaca Karam.

As restaurações podem levar mais de um mês, dependendo da especificidade do trabalho.

Colecionador, ele possui armar raras, como uma Winchester usada na Guerra da Secessão nos Estados Unidos por volta de 1860.

O proprietário garante que no seu atelier são desenvolvidas peças, soluções e reformas para qualquer arma de fogo, de qualquer modelo ou data. A última edição da Revista Magnum fez uma matéria especial com seu Humberto, destacando o profissional como um dos melhores armeiros do Brasil.

Fonte FGCT