terça-feira, 29 de julho de 2014

Alimentar, Municiar e Carregar. Saiba a diferença entre os termos.

Lucas Silveira é presidente do Instituto DEFESA.
Li uma matéria essa semana que falava que havia uma espingarda carregada com 5 cartuchos. Se você realmente sabe o significado da palavra “carregar”, quando se refere a uma arma de fogo, entende que isto é impossível enquanto se utilizar a munição adequada para a arma.
Os termos alimentar, municiar e carregar têm significados distintos, e seu conhecimento é imprescindível para manter a boa prática do tiro, influenciando até mesmo a segurança no manuseio do armamento.
Vejamos, portanto, cada um deles:

1) Municiar

municiar
Em regra, não municiamos as armas, mas sim os seus carregadores, tambores ou tubos. Municiar significa introduzir os cartuchos no carregador de pistolas ou rifles, ou no tambor, portanto, dos revólveres ou carabinas de tambor.

2) Alimentar

alimentar
Agora sim, começa a interação com a arma. Alimentar significa inserir o carregador na pistola ou rifle.

3) Carregar

carregar
Carregar uma arma é o ato de introduzir uma munição na câmara. Normalmente isto é feito puxando o ferrolho da pistola ou as alavancas dos rifles. Também se carrega um revólver no momento em que se tranca o tambor, desde que haja uma munição no espaço da câmara.
É possível também fazer isso manualmente, inserindo a munição na câmara com as mãos.

Apenas a partir do conhecimento destes termos é possível definir a condição de porte de sua pistola ou operar seu armamento com segurança.
Fonte:

Um comentário:

  1. Carregar com dedo de pinça não dá não. Tem que ser com mão de macaco!!!

    ResponderExcluir