quinta-feira, 4 de agosto de 2011

China conquista quatro das 16 medalhas de ouro em disputa no Tiro

O Tenente-Coronel chinês Yongde Jin, de 35 anos, foi o grande destaque das competições de tiro dos 5º Jogos Mundiais Militares do CISM. De 18 a 23 de julho, o Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense (CNTE), no Rio de Janeiro, recebeu mais de 350 atletas de 51 países, que disputaram medalhas em 16 provas, sendo oito individuais e oito por equipes.

Galeria de Fotos: Tiro

Resultados do Tiro

Por Dentro do Esporte

Atleta com a maior patente a subir no alto do pódio dos Jogos da Paz, ao lado do brasileiro TC Aviador Julio Almeida, o TC Yongde Jin conquistou duas medalhas de ouro individuais (fogo central 25m e tiro rápido militar) e uma por equipes (também no tiro rápido militar), ajudando a China a alcançar a marca de quatro títulos na competição. A outra medalha de ouro chinesa foi para a equipe feminina da carabina 3 posições.

Coreia do Norte e Noruega estiveram no ápice do pódio em três oportunidades. A Alemanha conquistou duas medalhas de ouro, enquanto o Brasil, Croácia, Dinamarca e Suécia ficaram com uma. A equipe masculina de fogo central brasileira, formada pelo TC Av Julio Almeida, Maj Emerson Duarte e Maj Iengo Batista, conquistou, na manhã de terça-feira, dia 19, a primeira medalha de ouro do tiro.

CNTE recebeu mais de 350 atletas de 51 países, que disputaram medalhas em 16 provas. Crédito: Alexandre Loureiro/GingaFotos.CNTE recebeu mais de 350 atletas de 51 países, que disputaram medalhas em 16 provas. Crédito: Alexandre Loureiro/GingaFotos."Essa medalha já estava madura há algum tempo e agora caiu do pé", brincou o Maj Iengo Batista, melhor brasileiro na prova, com 587 pontos. "Conquistar um título no Brasil é bem diferente. Esse mundial tem grande repercussão. Até familiares que entendem pouco do esporte estão interessados na competição e me ligam querendo saber de tudo", afirmou o Maj Emerson Duarte, que totalizou 586 pontos na prova.

As competições de tiro dos 5JMM contaram com uma gama de campeões e medalhistas olímpicos, que incluiu o Sd Rajmond Debevec, de 48 anos, e que disputou sete edições dos Jogos Olímpicos (no tiro, a marca é superada apenas pelo letão Afanasijs Kuzmins, com oito olimpíadas no currículo), duas, representando a Iugoslávia (Los Angeles-1984 e Seul-1988) e cinco, a Eslovênia (Barcelona-1992, Atlanta-1996, Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008).

Campeão olímpico em Sydney-2000, com direito a recorde olímpico vigente até hoje (1.177 pontos), e bronze em Pequim-2008 na carabina 3 posições, ele pretende retornar ao Rio de Janeiro em 2016 para bater o recorde de participações em Jogos Olímpicos.

O tiro marcou também a participação de Portugal nos Jogos da Paz. O país europeu, que sofre com a grave crise financeira mundial, ia disputar os Jogos Rio 2011 em cinco modalidades mas de última hora preferiu enviar à sua ex-colônia apenas três atletas: TC Antônio Santos, Maj José Marrocho e Sgt João Costa. O melhor resultado de Portugal na competição foi a quarta posição alcançada no fogo central 25m por equipe, quando ficou em quarto lugar.

http://www.rio2011.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2553%3Achina-conquista-quatro-das-16-medalhas-de-ouro-em-disputa-no-tiro&catid=42%3Anoticias&Itemid=75&lang=pt

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário