quarta-feira, 18 de abril de 2012

A 100 dias da abertura da Olimpíada, Brasil tem 167 atletas garantidos em Londres

Faltam 100 dias para a abertura oficial da Olimpíada-2012, em Londres. Nesta quarta-feira, o Comitê Organizador vai promover um evento para celebrar a data na capital britânica. Apesar de a competição começar dois dias antes com jogos de futebol, a cerimônia de abertura será realizada no dia 27 de julho.

O presidente do Comitê Organizador, Sebastian Coe, vai dar mais detalhes sobre o andamento dos últimos detalhes da preparação para os Jogos nesta quarta, no Jardim Botânico de Londres, em Kew Gardens. Para celebrar a data, 260 tradicionais guardas britânicos posaram para uma foto formando o desenho do número 100. Também foi feito um castelo de areia na praia na cidade de Weymouth, onde serão disputadas as provas de vela.

Até o momento o Brasil já está garantido no futebol e em outras 19 modalidades: atletismo, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, ginástica, handebol, hipismo, natação, pentatlo moderno, saltos ornamentais, tae kwon do, tênis de mesa, tiro esportivo, triatlo, vela e vôlei. Na contagem oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), 167 atletas têm presença assegurada em Londres, e a entidade trabalha com até 250 esportistas nos Jogos, número inferior ao de Pequim-2008 (277).

250 tradicionais guardas britânicos formaram o desenho do número 100 em Londres

260 tradicionais guardas britânicos formaram o desenho do número 100 em Londres
Crédito da imagem: Divulgação

O COB, porém, ainda não computa os esportistas classificados no judô, onde o Brasil deve ter representantes nas 14 categorias (sete masculinas e sete femininas). Além disso, a equipe feminina de vôlei é a grande favorita a conquistar a única vaga no Pré-Olímpico sul-americano em São Carlos (SP) no mês de maio - somando mais 12 atletas ao Time Brasil.

Existe boas chances de classificação também no qualificatório masculino de boxe das Américas, no qual o Brasil é o país-sede. Além disso, o esporte será disputado pela primeira vez com mulheres em Olimpíada, e a delegação canarinho deve ter mais vagas.

Nesta semana, o Brasil pode garantir representantes no polo aquático feminino: a seleção disputa o Pré-Olímpico de Trieste, na Itália, que dá as últimas quatro vagas. A estreia nacional, porém, não foi das melhores, com derrota para a Holanda por 23 a 5, no domingo.

Além disso, na próxima quinta-feira, em São Paulo, será divulgada a lista das 12 jogadoras da seleção feminina de basquete que irão aos Jogos. Depois da saída de Ênio Vecchi, Luiz Cláudio Tarallo será o treinador das meninas no Sul-Americano e em Londres.

Castelo de areia foi feito na praia em Weymouth em referência aos 100 dias para a Olimpíada

Castelo de areia foi feito na praia em Weymouth em referência aos 100 dias
Crédito da imagem: Divulgação

Veja abaixo quais são os atletas já classificados para os Jogos Olímpicos

Atletismo: 11 atletas
200m - Bruno Lins e Ana Cláudia Lemos; salto com vara - Fábio Gomes da Silva e Fabiana Murer; salto em distância - Mauro Vinícius da Silva e Maurren Maggi; maratona - Marilson dos Santos, Paulo Roberto de Almeida Paula e Adriana Aparecida da Silva; salto triplo - Jonathan Henrique Silva e Keila Costa.

Basquete: 24 atletas
Seleções masculina e feminina

Boxes: 3 atletas
Everton Lopes (-64kg), Esquiva Falcão (-75kg) e Róbson Conceição (-60kg)

Canoagem: 3 atletas
Slalom K1 1000m feminino - Ana Sátila
Velocidade C2 1000m masculino - Erlon Silva e Ronílson Oliveira

Ciclismo: 3 atletas
Estrada (masculino) - três vagas

Esgrima: 1 atleta
Renzo Agresta

Futebol: 36 atletas
Seleções masculina e feminina

Ginástica Artística: 8 atletas
Equipe feminina completa - cinco ginastas
Masculino - Arthur Zanetti (argola), Diego Hypolito (solo) e outro ginasta

Handebol: 14 atletas
Seleção feminina

Hipismo: 10 atletas
Adestramento - Luiza Almeida
Concurso Completo de Equitação - cinco vagas, equipe completa
Saltos: quatro vagas, equipe completa

Natação: 17 atletas
100m borboleta feminino, 50m livre feminino, 400m medley feminino, 50m livre masculino, 100m livre masculino, 100m peito masculino, 200m peito masculino, 100m borboleta masculino, 200m borboleta masculino, 200m costas masculino, 200m medley masculino, 400m medley masculino, revezamento 4x100m masculino, maratona aquática 10km - Poliana Okimoto

Pentatlo moderno: 1 atleta
Yane Marques

Remo: 4 atletas
Skiff feminino - Kissya Cataldo; skiff masculino - Anderson Nocetti; double skiff feminino - Fabiana Beltrame e Luana Bartholo

Saltos ornamentais: 2 atletas
Trampolim 3 metros - Cesar Castro; plataforma - Hugo Parisi

Tae kwon do: 2 atletas
Diogo Silva (-68kg); Natália Falavigna (+67kg)

Tênis de mesa: 4 atletas
Feminino - Lígia Silva e Caroline Kumahara
Masculino - Gustavo Tsuboi e Hugo Hoyama

Tiro esportivo: 2 atletas
Pistola 25m - Ana Luiza Ferrão Mello; fossa olímpica double - Felipe Fuzaro

Triatlo: 1 atleta
Masculino – uma vaga

Vela: 9 atletas
Star masculino - Bruno Prada e Robert Scheidt; 470 feminino - Ana Barbachan e Fernanda Oliveira; RS:X masculino - Ricardo Winicki; RS:X feminino - Patrícia Freitas; Laser Standard - Bruno Fontes; Laser Radial feminino - Adriana Kostiw; Finn masculina - Jorge Zarif

Vôlei: 12 atletas
Seleção masculina

Fonte ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário