quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Chumbinhos tipos / formas


Chumbinhos



Atualmente o mercado oferece uma variedade muito grande de marcas de chumbinhos, o atirador menos experiente acaba optando por chumbinhos mais econômicos, muitas das vezes não vem suprir as necessidades do atirador que acaba culpando a sua arma. O diferencial de preços esta associado a qualidade do produto, ou seja, um chumbinho mais caro será melhor de que um chumbinho mais barato, o que determina se um chumbinho é bom ou não, é a forma de como são fabricados e o material usado, por exemplo :


A produção de chumbinhos não seja feita em formas de alta pressão, pode acontecer dele ficar com bolhas de ar no interior da liga ou alguma deformidade, isso altera no peso, conseqüentemente na precisão do disparo.

O chumbinho tem quatro características principais: Cabeça, Cintura, Saia e Perfil Interno.

Um chumbinho é classificado como Bom, quando consegue unir as quatro características de forma eficiente, ou seja, quando não apresenta nenhum defeito nessas quatro partes. Chumbinhos com rebarbas, defeitos na saia, e até mesmo chumbinhos com muito grafite podem alterar na precisão.

Por que chumbinhos com grafite alteram na precisão?

Alguns fabricantes adicionam grafite em pó para lubrificar os chumbinhos, mas o excesso desta lubrificação em apenas alguns disparos o cano da carabina fica muito sujo, essa sujeira não deixa o chumbinho deslizar livremente pelo raiamento do cano, alterando assim, sua precisão.
Partes que compõem o chumbinho:

1 - CABEÇA: É a parte importância, responsável por transferir a velocidade e o peso do chumbinho na forma de choque ao atingir o alvo. O seu formato pode ajuda ou prejudica a aerodinâmica do chumbinho e tem relação direta com a precisão.
2 - CINTURA: Os chumbinhos são cinturados (Diabolô), em parte para reduzir a relação peso-comprimento, mas o principal fator é reduzir o atrito no cano enquanto separa a cabeça da saia, permitindo que cada parte desempenhe sua função. A cintura age como uma dobradiça de modo a permitir que a saia se expanda e se acomode melhor ao raiamento do cano.
3 - SAIA: Projetada para receber a rajada de ar e se expandir de modo a selar a passagem do ar pelo cano. A saia deve ser perfeitamente circular e ter as bordas planas para proporcionar a selagem exigida.
4 - PERFIL INTERNO: É a parte oca dentro do chumbinho. É projetado para absorver o máximo de ar e assim, expandir a saia. Chumbinhos mais pesados costumam ter a parte oca menor em relação ao seu tamanho.


Formatos de chumbinhos :
Dentre os formatos de chumbinhos que temos a disposição, podemos ter uma ideia de qual usar para qual modalidade praticamos, porem, temos de testar a maior quantidade possível e o que agrupar melhor na sua carabina é o que você deve usar sempre.
Alguns dos formatos mais conhecidos são:

* Cabeça achatada, também conhecidos como Match ou Canto Vivo , esse chumbinho transfere uma boa quantidade de energia no alvo, é um chumbinho bastante conhecido, um dos formatos mais usados por diversos atiradores, tanto para tiros informais quanto tiro olímpico, principalmente usado para curtas distancias, pois conforme a distancia aumenta, esse chumbinho perde uma quantidade significativa de energia, devido ao efeito do ar
sobre sua cabeça plana. Utilizado em competições, provas e tiros de precisão a curta distancia .


* Cabeça redonda, formato de chumbinho mais preciso a qualquer distancia, pois não atrita muito com o ar podendo ser usado em longas distancias e com bastante precisão, transfere uma quantidade de energia considerável e boa expansão ao atingir o alvo. Utilizado em todas as atividades.

* Ponta Oca, Chamado em Inglês de Hollow Points, Tem a cabeça chata ou arredonda e no centro uma cavidade mais funda, estes chumbinhos tem uma transferência de energia, são projetados para ter melhor desempenho em tiros de impacto .É um chumbinho que mantém precisão razoável até 20 metros, ou seja, é mais eficiente em curtas e médias distancias. Seu uso principal é para a caça de pequenos animais como aves e roedores.


* Expansivos, esses chumbinhos cujo o formato é aparentemente idêntico ao de um chumbinho de ponta oca, com a diferença de conter uma ponta no centro da cavidade, assim, torna-se um chumbinho com maior poder de estrago no alvo.(A "ponta" desses chumbinhos pode ser feita em vários materiais, antigamente, só eram feitas em chumbo, juntamente com o resto do corpo do chumbinho, hoje em dia temos chumbinhos expansivos com pontas de polímero, que permite um poder de destruição ainda maior). É muito usado para caça e tiros de impacto.

* Pontiagudos, esse é um chumbinho que engana muitos atiradores, principalmente iniciantes no esporte, pois não se trata de um chumbinho com maior índice de penetração, na verdade a penetração desse chumbinho PODE ser maior do que aos outros, caso a ponta esteja perfeitamente alinhada ao centro do chumbinho. No entanto, esses chumbinhos além de imprecisos e instáveis, o custo pode ser muito alto, devido ao alinhamento mais
preciso da ponta com o centro do chumbinho que acontece somente nos chumbinhos de mais alta qualidade .

* Lead Free, são os chumbinhos " ecológicos " normalmente feitos de materiais diferentes do chumbo ou então, chumbo ecológico. No geral, são todos leves, tornando-se imprecisos e em sua maioria caros devido a mão de obra necessária para fabrica-los. Alguns chumbinhos (Os feito em zinco e outros metais que podem danificar o raiamento com uso contínuo) são envolvidos com uma espécie de capa de plástico, que tem a principal função de amenizar e evitar o contato entre o zinco e o raiamento da carabina . Utilizados em tiros de penetração, principalmente em alvos mais duros, pois tendem a amassar com maior dificuldade do que os feitos de chumbo.

Qual calibre escolher?

A escolha do calibre de sua carabina é algo que deve ser cuidadosamente avaliado, de acordo com sua modalidade de tiro esportivo. No Brasil temos 2 calibres permitidos para armas de pressão, 4.5 mm ( .177 ) e o mais popular 5.5 mm (.22), o calibre 4.5 mm ganha mais velocidade em sua trajetória, por ser mais leve, é um chumbinho recomendado para quem quiser algo de custo baixo, que pode ser usado em competições e provas (Competições olímpicas, só é permitido o uso de calibre 4.5 mm ) serve também para quem quiser praticar tiros informais .

O calibre 5.5mm, é um chumbinho mais pesado, por isso é mais recomendado para tiros a longa distancia, por variar menos no ar de acordo com o aumento da distancia, por ser mais pesado, é mais lento, ou seja, a velocidade desses projéteis é inferior ao 4.5 mm. O uso do calibre 5.5 mm predomina na caça e em tiros a distancia, é a melhor opção para carabinas PCP .


Peso do chumbinho :

O peso do chumbinho é um fator importante para que tenha um melhor resultado em precisão, conferencia de energia e outros fatores. Quanto mais pesado é o chumbinho, mais preciso ele se torna, pois existe menos variação a longas distancias, a curtas distancias chumbinhos pesados transferem muito mais energia. Outro fator que deve se levar em conta que quanto mais pesado, mais lento.




Abaixo uma tabela simples de potência X velocidade:



São classificadas em 4 grupos

MAGNUM:.............. 27 joules; a partir de 323m/s (4,5mm) ou 244m/s (5,5mm)
ALTA POTÊNCIA:...... 19 joules; a partir de 270m/s (4,5mm) ou 205m/s (5,5mm)
MÉDIA POTÊNCIA:.... 11 joules; a partir de 206m/s (4,5mm) ou 156m/s (5,5mm)
BAIXA POTÊNCIA:.... 11 joules; menor que 206m/s (4,5mm) ou 156m/s (5,5mm)



Autor: Eduardo Machado Bacha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário