quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Luneta para carabina

Lunetas

Mount dublo.
Lunetas, acessórios indispensáveis para a pratica de tiro de precisão ou tiros à longa distancia. Um atirador que queira acertar alvos à 25 metros ou uma maior distancia necessita equipar a sua carabina com luneta adequada para cada categoria de tiro esportivo.
Caso a luneta seja montada em uma carabina springer (mola) ou uma carabina com Gas Ram, a luneta deve ser resistente e precisa de um mount que a segure firme no lugar para evitar movimentos bruscos e vibrações extras .

Mount simples
Em carabinas de grande potencia, utiliza-se mount único para melhor fixação da luneta no trilho da carabina .
A luneta for instalada em uma carabina PCP ou CO2, não é necessário que ela seja de construção robusta, pois esses tipos de carabinas não possuem um recuo significativo que pode causar danos à luneta .


Existem varias lunetas no mercado, alguns modelos, chamam atenção pela aparência, são baratas e parecem ser boas ... Mas não tem como avaliar uma luneta pela aparência muito menos pelo preço. Deve-se avaliar pela resistência, qualidade das lentes, retículo e revestimento, lentes de boa qualidade e revestimento não distorcem a imagem e são menos afetadas por clarões, além de manter a luminosidade e durarem muito mais tempo.
Depois de avaliar a qualidade e resistência da luneta, deve-se ter em mente o que a luneta precisa ter para a modalidade de tiro em que sera usada.

Uma luneta que será usada continuamente, deve ser ainda mais resistente, pois o tranco e vibrações serão constantes e a luneta tende a desregular com mais facilidade.

Luneta 4x32 AO
Se for atirar em alvos posicionados em distancias variadas , a luneta deve ter ajuste de magnitude ( zoom ) , para disparos com pouca luz, é necessário uma luneta com grande objetiva e tiros a noite ou final de tarde, retículo iluminado facilita a visualização do alvo.
As lunetas com ajuste de magnitude, são as que podem ajustar o ' zoom ' da luneta no alvo , tornando mais fácil ver os alvos e atirar a distancias variadas sem precisar regular novamente a luneta.

Dentre as configurações dessas lunetas, as mais comuns são as 4x20, 4x32, 3-9x32 e 3-9x40, que significa que a luneta pode ampliar a imagem de 3 a 9 vezes e a objetiva é de 40 mm, quanto maior a objetiva, maior a capacidade de obter luz de entrada da luneta.
Em todos os casos de lunetas, os números antes do " x " representam quantas vezes a luneta amplia a imagem e depois do " x " representa o tamanho da objetiva.
Além das lunetas com ajuste de magnitude, existem as de magnitude fixa, como por exemplo a 4x32, que é uma das mais usadas, é uma luneta que serve para tiros em uma única distancia, nesse caso de 4x32, a distancia em que é mais usada é para 10 metros porem, pode ser regulada para outras distancias também .
Formas de retículos
O Cross Hair (Inglês), que nós chamamos de retículo, são as linhas que se cruzam na lente da luneta, formando um " + '' que utilizamos para mirar. O retículo tem grande importância na luneta e existem vários tipos de retículo .
Alguns dos mais conhecidos são:
* Fine Cross Hair - é o mais simples de todos, duas linhas finas que se cruzam, facilita a visão em alvos menores .
*Duplex Cross hair - um dos mais usados, ele possui extremidades mais grossas e o centro é composto por 2 finas linhas que se cruzam, possibilitando ao atirador compensar o vento e a distancia com mais facilidade .
* Mil-Dot - basicamente , possui pontos que ajudam a calcular a distancia entre o atirador e o alvo.

Paralaxe:
É comum ouvir os atiradores mais experientes falarem sobre o “paralaxe” e muitas pessoas não entendem o que é “paralaxe”Quando atiramos varias vezes em um alvo, principalmente em longas distancias, mirando sempre no mesmo lugar os disparos parece que atingem pontos diferentes, pode não ser o chumbinho, pode não ser a carabina ... Pode ser o erro de paralaxe. Para entender o erro do paralaxe faça o seguinte: Faça uma cruz com os dedos indicadores de cada mão (+) mantenha a parada e mire na fechadura da porta, agora sem mudar a mão de lugar mexa a cabeça para os lados e vera que o ponto de mira também muda. Bom , esse é o erro de paralaxe .

Como a luneta elimina o erro de paralaxe ?
Para entender melhor, vamos de novo usar os dedos :
Faça novamente o (+) com os dedos, coloque encostado na fechadura da porta e mire, agora mude a cabeça de lugar e sua mão vai continuar mirando na fechadura, porque a fechadura e o retículo (feito de dedos) estão no mesmo plano.
Para corrigir o paralaxe, algumas lunetas possuem AO ( Ajustable Objective ) que serve para corrigir o erro de paralaxe .

Regulagem de lunetas:
Antes da regulagem da luneta , é necessário certificar-se de que a luneta está bem alinhada, se estiver levemente inclinada para um dos lados isso afetará no desempenho no campo de tiro e pode levar ao erro do paralaxe. A regulagem de lunetas no começo pode ser um pouco complicada, pois o atirador ainda não conhece o material que tem em mãos, com o passar do tempo e lógico com treino e pratica o atirador passa a conhecer e dominar o equipamento com que atira, isso leva a ter mais facilidade para regular lunetas e consequentemente, obter um melhor resultado nos disparos .

Sand-Bag
Como regular sua luneta!
Em lunetas, principalmente de magnitude fixa, é necessário zerar a luneta para depois regular.
Para zerar a luneta é bem simples , porem pode levar algum tempo. Após colocar a luneta na carabina, gire as torres de elevação e ajuste lateral até o fim, depois, volte até o começo, contando os cliques. Em seguida, gire novamente até a metade dos cliques, e pronto sua luneta está zerada. Normalmente, após fazer isso a luneta fica zerada para 15 jardas (aprox. 13.71 metros) Depois de zerada, vem a parte da regulagem da luneta, um método eficiente, simples e fácil:
Coloque a carabina (já municiada) e travada, apoiada em uma superfície plana pode ser um Sand-Bag, na falta deste acessório pode se fixar em uma morsa para que no momento do disparo a carabina não se movimente.

Mirando no centro do alvo, dispare e veja a onde o chumbinho acertou o alvo importante não mechar a carabina.
Observe onde o tiro acertou, proceda da seguinte forma, gire as torres de elevação e de ajuste lateral de sua luneta até que fique exatamente em cima da furo feito no alvo, recarregue a carabina, atire fazendo visada no mesmo local do tiro anterior, a tolerância é de no máximo 25 mm para agrupamento, caso isso não ocorra, repita o processo até que o tiro acerte dentro ou bem junto ao tiro existente.
(Importante: A regulagem deve ser feita com a mesma marca e modelo de chumbinho que será disparado com maior freqüência, pois a regulagem pode mudar de acordo com cada chumbinho . )
Deve-se regular sua luneta sempre que perceber uma mudança no ponto de impacto dos disparos na distancia em que ela foi regulada, quando os tiros começam a atingir outros pontos do alvo, o local visado, significa que está na hora de regular novamente sua luneta.


Autor: Eduardo Machado Bacha.

Um comentário: