quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Tipos de armas de pressão.

Tipos de Armas de Pressão

Conforme a própria definição, as Armas de Pressão são armas que lançam projéteis sem propulsão própria, ou seja, não possuem em seu interior propelentes explosivos e espoletas, mais comulmente conhecida como "chumbinho".

Quanto ao calibre dos chumbinhos temos atualmente no mercado dois tamanhos, calibre 4,5 mm ou 0,177 polegadas e o maior com 5,5 mm ou 0,22 polegadas.

Consideranto o mesmo modelo de arma (mesma mola), as armas de calibre 4,5 mm possuem velocidade superior ao 5,5 mm, pois o chumbinho 4,5 mm é mais leve que o seu irmão maior 5,5 mm, porém a energia é maior no 5,5 mm do que no 4,5 mm.

Na escolha do calibre é necessário levar em consideração vários aspectos como disponibilidade dos chumbinhos, o custo pois o calibre 5,5 mm por vezes é maior que o 4,5 mm e também se irá participar de alguma competição de tiro pois em algumas modalidades só é aceito o calibre 4,5 mm.

Quanto ao tipo de arma de pressão, podemos dividir em dois grandes grupos:

1 – Armas de Pressão que utilizam MOLAS, podendo ser mecânica (aço carbono, aço inox) ou pneumática, quanto a este último vale uma explanação mais espécifica, a mola pneumática é similar àquelas utilizadas nas portas traseiras de carros hatch que normalmente são confundidas com amortecedores, estas molas possuem em seu interior alguma forma de gás, normalmente nitrogênio. Estas armas mais comuns de serem vistos necessitam que a mola seja comprimida "quebrando" o cano ou em alguns modelos, alavancas pararelas ao cano.


CO2
GASRAM
2 – Armas de Pressão que utilizam GÁS COMPRIMIDO, estas armas possuem câmaras próprias na sua construção para o armazenamento de gás comprido e são conhecidas como armas de pressão PCP (Pre-Charge Pneumatic) e CO2 que utilizam pequenos cilindros deste gás. Nestas armas não há necessidade e nem há como, quebrar o cano ou alavanca, pois a pressão já está presente no interior da arma.

Quanto a construção da coronha, temos a mais tradicional que é confeccionada em madeira de lei ou os confeccionados em materiais sintéticos que possibilitam a uma contrução mais leve e de formas a melhorar a empunhadura da arma. A escolha é pessoal, pois há os que gostam da madeira por ser mais bonita e mais pesada, o que confere um maior estabilidade e outros que optam pelos materias sintéticos pela sua praticidade na manutenção e seu visual mais agressivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário