terça-feira, 31 de julho de 2012

Após recorde, deficiente visual vai às oitavas no tiro com arco


Após recorde, deficiente visual vai às oitavas no tiro com arco

Coreano foi campeão olímpico por equipes em 2004 e 2008. Foto: AP
Coreano foi campeão olímpico por equipes em 2004 e 2008
Foto: AP
Após quebrar o recorde mundial do tiro com arco na última sexta-feira, o coreano Dong Hyum Im, considerado deficiente visual por possuir apenas 20/100 da visão no olho direito e 20/200 do esquerdo, segue na luta pela medalha de ouro da competição individual. Nesta sexta-feira, ele venceu dois duelos mata-mata e garantiu uma vaga na oitavas de final.
Segundo colocado no ranking mundial, Dong Hyum Im bateu Emanuele Guidi, de San Marino, número 394 do mundo, por 6 a 0. Depois, ele teve mais dificuldades para superar o taiwanês Cheng-Pang Wang, número 126 do mundo. A partida terminou 6 a 4 para o coreano. No mata-mata do tiro com arco, quem fizer seis pontos primeiro vence.
Nas oitavas de final, o adversário será o holandês Rick van der Ven, 20º colocado no ranking. Campeão olímpico por equipes em Atenas 2004 e Pequim 2008, Dong Hyum Im foi medalhista de bronze em 2012 nessa modalidade. A Coreia do Sul ficou atrás de Itália (ouro) e Estados Unidos (prata). Na fase classificatória do torneio individual, ele quebrou o recorde mundial ao conseguir 699 pontos.
Único brasileiro na disputa, Daniel Xavier, número 42 do mundo, disputará o primeiro mata nesta terça-feira contra o polonês Rafal Dobrowolski, 104º. O duelo acontecerá às 11h13 (de Brasília). Xavier terminou a primeira fase no 51º lugar.
Sobre Dong Hyum Im, o brasileiro disse que o problema visual não prejudica o desempenho do coreano na modalidade. "Ele tem um problema de visão e enxerga só as cores do alvo, mas não chega a ser um problema, tanto que bateu o recorde mundial. Ele atira muito bem", declarou.
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário