quinta-feira, 19 de julho de 2012

"Mamãe do tiro" dos Jogos de Londres diz ser menos famosa do que seu estômago


"Mamãe do tiro" dos Jogos de Londres diz ser menos famosa do que seu estômago

  • STRINGER/MALAYSIA/Reuters
    Nur Suryani Mohamed Taib, a "mamãe" do tiro
    Nur Suryani Mohamed Taib, a "mamãe" do tiro
A pressão por ser a primeira atleta a representar a Malásia no tiro em uma edição de Jogos Olímpicos não é o que mais incomoda Nur Suryani Mohamed Taibi em sua preparação para Londres.

Mas a tensão que carrega é com os chutes da garota que está dentro de sua barriga durante a competição quando ela puxar o gatilho.

Suryani, de 29 anos, vai competir grávida de oito meses. Ela é a atual número 49 do mundo e vai competir no rifle de ar de 10 metros. Vai ingressar também no exclusivo clube de mulheres que já competiram grávidas em edições olímpicas.

O COI (Comitê Olímpico Internacional) não tem registro oficiais do números de grávidas que competiram em edições anteriores. Mas pesquisas da imprensa lembram de apenas outros três casos, e todos em Jogos de Inverno, não de Verão.

O tiro não requer corrida ou atividade física muito intensa. Se pratica com o corpo parado, e apenas o braço é movimentado. Mas pode ser decidido no equilíbrio, respiração e concentração. 

FICHA TÉCNICA

Nome:Nur Suryani Mohamed Taibi
Nascimento:24.09.1982, em Perak, Malásia
Altura:1,68 m
Peso:65 kg
Prova:Tiro (Rifle de ar de 10 m)
Mas Suryani, que competirá com uma calça especial, diz já saber o que fazer para competir tranquila. “Eu vou falar pra ela: ´mamãe está indo para um tiro rápido. Você pode ficar calminha?””, falou.

Apesar de ter os sintomas de gravidez, o principal obstáculo foi convencer as autoridades malaias a deixá-la competir. O comitê local estava preocupado com a saúde da competidora e de seu bebê e sugeriu que outro nome do país fosse como representante nos Jogos.

Mas ela ganhou autorização dos médicos. Ela conseguiu a classificação apenas dois dias depois de saber da gravidez, em janeiro deste ano. "Eu disse, 'eu tenho a qualificação, por isso é minha [a vaga]´", esbravejou.

“Para mim nada é impossível.  Mais quatro anos de espera, talvez eu não tivesse a oportunidade [de voltar a uma Olimpíada]”, continuou.

Para convencer a autoridade de seu país a deixa-la competir, além da aprovação de um médico, mostrou que seu desempenho estava melhorando com o passar dos meses.

Em uma competição em Londres, em abril, disparou 392 de 400 tiros possíveis. Em Milão, em maio, ela disparou 394, e em Munique no mesmo mês, ela fez 396 disparos.

"Talvez durante os Jogos Olímpicos eu aumente mais dois pontos", disse Nur Suryani.

O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, disse que o governo vai garantir que todas as necessidades médicas da atiradora serão atendidos durante os Jogos Olímpicos.
A atleta já se prepara para ser atenção de mídia nos Jogos de Londres e brinca com a situação. “Meu estômago é mais popular do que eu”. E ainda falou sobre o primeiro diálogo que terá com a filha. “Você tem muita sorte. Antes mesmo de nascer, já foi para uma Olimpíada”, finalizou. Fonte UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário