terça-feira, 15 de março de 2011

O que é Field Target?

Adaptado da matéria publicada na revista Tiro Certo, edição numero 5 de 2007, de Luiz Gabriel Lopes.

O Field Target é uma modalidade esportiva do tiro de chumbinho que vem crescendo muito no exterior devido a sua grande dinâmica e diversão proporcionada ao atirador. Nesta modalidade - que teve seu início no Reino Unido - faz-se a simulação de caça de animais considerados pragas urbanas, como ratos e pombos. Aqui no Brasil foi adaptado para animais da fauna brasileira.

Em uma prova do Field Target os alvos não são dispostos de forma linear ao atirador, como de costume das modalidades tradicionais do tiro esportivo. A grande diversão do Field Target muitas vezes é o ambiente em que as provas são realizadas, podendo variar do tradicionalíssimo clube de tiro ao prédio em construção ou terreno de mata fechada.

No Field Target os alvos são dispostos de maneira randômica no terreno onde a prova vai ser realizada, em distâncias que variam dos 9 aos 50 metros e que geralmente são desconhecidas do atirador. Os alvos muitas vezes são colocados em cima de árvores, embaixo de troncos, em cima de telhados, etc. Todo o terreno é aproveitado como campo de tiro em potencial, o que aumenta e muito o desafio e diversão que se tem nas provas desta natureza.

Durante a prova cada atleta deve percorrer os postos de tiro. Na regra internacional não existem fiscais de pista, sendo que este trabalho pode ser feito pelos próprios atletas.

A pontuação ocorre de maneira simples e direta. Um ponto consiste em um acerto.

Um ponto sempre levado muito a sério na organização das provas de Field Target é a segurança. Durante a organização das provas a comissão organizadora deve pensar em todos os alvos e seus locais de tiro, e se assegurar da segurança de todos.

Nos locais de provas há áreas demarcadas para circulação geral, em que todas as pessoas presentes podem circular livremente, áreas de circulação restrita dos competidores e organizadores e áreas de circulação expressamente proibida por questões de segurança. O principal atrativo do Field Target é a possibilidade de se realizar provas de nível superior fora do clube, uma vez que o tiro a ar comprimido é muito seguro de ser praticado em praticamente qualquer lugar desde que se atente sempre as regras de segurança. Muitas vezes só o gesto de sair do clube e ir competir em meio a natureza de uma área de mata já é motivo mais que o suficiente para se apaixonar pela modalidade.

O desafio principal do Field Target é no que toca os alvos e suas distâncias. Cada alvo consiste em uma silhueta de um animal com uma área chamada de "kill zone", que quando atingida pelo disparo desarma o mecanismo do alvo provocando sua queda - ou rebatimento - para trás. Desta forma se tem na hora a pontuação do tiro. A "kill zone" consiste em um orifício de 15 a 50 milímetros no alvo, podendo sempre variar de acordo com a distância do tiro.

A distância máxima de tiro no Field Target é de 50 metros, considerada a distância máxima para armas de pressão. Como a distancia dos alvos pode variar de 9 a 50 metros grande parte do desafio é saber estipular a distância e compensá-la em seu equipamento.

Durante o percurso de tiro muitas vezes o atirador vai encontrar indicações de qual posição de tiro utilizar naquela pista. A posição mais comum é a sentado com os braços cruzados em cima dos joelhos e a arma apoiada nos braços. Nesta posição consegue-se o máximo de precisão necessária para os tiros, mas muitas vezes o alvo em questão exige uma outra posição, como tiro deitado ou em pé. Muitas vezes também o atirador é forçado a atirar em determinada posição devido ao posicionamento do alvo, como um alvo em cima de um telhado ou dentro de uma gruta embaixo da terra.

O dinamismo das provas de Field Target é algo realmente indiscutível pois nada é previsível. Cada prova é uma prova, e cada alvo é único e singular. As provas variam de acordo com a organização, fazendo desta uma das modalidades mais dinâmicas e apaixonantes do tiro esportivo.

As armas usadas pelo Field Target podem ser de simples carabina de ar nos modelos de “quebrar” o cano até sofisticadas armas usadas no Tiro Olímpico.
Fonte :http://www.cbte.org.br/ Perguntas Frequentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário