terça-feira, 15 de março de 2011

Olimpíadas Escolares

As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008), reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas para uma competição de abrangência nacional.

O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas. A de 12 a 14 anos conta com a disputa de 12 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A de 15 a 17 anos também tem 12 modalidades: inclui o taekwondo, mas não conta com o badminton. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.

O segundo ciclo das Olimpíadas Escolares, iniciado em 2009, mantém os objetivos de promover a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no país. Somente na edição de 2010, somadas as duas etapas (com cerca de dez dias, cada), mais de 8.600 participantes de mais de 2.300 instituições de ensino marcaram presença na Etapa Nacional.

Para participar dessa etapa, as escolas públicas e particulares devem se qualificar nas Seletivas Municipais e, posteriormente, nas Seletivas Estaduais. Em 2010, cerca de dois milhões de jovens atletas de todo o país participaram das fases classificatórias.

Se a sua escola não participa das etapas seletivas, procure informações nas Secretarias Municipais e / ou Estaduais de Esportes / Educação do seu Município / Estado e faça parte deste grande evento. Para obter os contatos estaduais, clique aqui, e confira os órgãos responsáveis, no site das Olimpíadas Escolares.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizadas pelo Ministério do Esporte.

Fonte: http://www.cob.org.br/eventos/eventos.asp?id=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário