segunda-feira, 7 de março de 2011

Tiro desportivo

Tiro esportivo é uma modalidade desportiva que envolve teste de precisão e velocidade no manejo de uma arma de fogo ou ar comprimido. A prática dessa modalidade requer treinamento e disciplina. É indispensável o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) como óculos e protetor auricular.

Todas as normas são reguladas pela ISSF (International Shooting Sport Federation) organismo internacional sediado na Alemanha

O tiro com arco não é considerado dentro deste desporto e é regulado por uma federação própria, a FITA.


Tiro nos Jogos Olímpicos

O número de provas de tiro ao alvo já variou bastante ao longo dos jogos. Foram 21 modalidades em 1920 e apenas duas em 1932. Nenhuma foi disputada em1928.

Três provas para as mulheres foram introduzidas em 1984. Antes disso, elas disputaram pela primeira vez em 1968, mas em competições masculinas. A mexicana Nuria Ortiz foi a pioneira e terminou em 13º lugar na prova de skeet. A primeira mulher a ganhar uma medalha no tiro chamava-se Margaret Murdock, em 1976, com carabina de três posições.

O tenente do exército brasileiro Guilherme Paraense foi o primeiro esportista do país a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, feito conseguido nosJogos de Antuérpia 1920, na modalidade tiro rápido. Durval Guimarães representou o Brasil em cinco olimpíadas consecutivas.

Nos jogos de 1976, o atleta Paul Cerutti foi desclassificado das provas de tiro por estar dopado. O mais curioso é que ele tinha terminado em 43º lugar entre 44 competidores.

Em 2007 nos Jogos Pan-americanos realizado no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, o Tenente Coronel das Forças Armadas Fernando Cardoso Junior, federado a Federação Brasiliense de Tiro Esportivo, conquistou a medalha de bronze na prova de tiro rápido, com 199,1 pontos na final.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário