domingo, 18 de março de 2012

Carabina Shark Ferrolho CO2 Calibre 5,5 mm

Carabina Shark Ferrolho CO2 Calibre 5,5 mm

"Uma carabina icônica fabricada na Argentina".

Antes de ser um atirador de armas de ar, sou um colecionador de armas de ar. Algumas das armas que possuo foram adquiridas antes das alterações sofridas na legislação pertinente e as mantenho primeiramente porque foram compradas de maneira legal à época e também porque acredito piamente que esse embroglio que se tornou o tema "armas de ar" será resolvido em algum momento. Dentro deste espírito, desejo aqui nesta seção realizar os reviews das armas de ar que os membros da CAAC possuem, começando justamente pelas que eu possuo, iniciando pela minha prezada Shark Ferrolho 5,5 mm. Para a turma mais nova que está entrando nesse mundo das armas de ar nos ultimos dois anos, provavelmente a menção a esta carabina não cause qualquer admiração ou outro sentimento. Hoje em dia (2012), infelizmente não vemos mais esta excelente carabina à venda nas lojas de caça e pesca no Brasil por causa da alteração na legislação referente às armas de ar ocorrida em 2011.
Aliás, este é um tema que permanece gerando uma grande discussão, uma vez que a atual legistação baniu as armas de CO2 do nosso mercado, restringindo seu acesso somente aqueles atiradores que possuem Certificado de Registro de Atirador (CR), e manteve à venda as armas de PCP (ar atmosférico pré-comprimido). Esta interpretação, caso tivesse a intenção de retirar das mãos do cidadão o acesso livre às armas com alguma (mínima) letalidade, foi um tiro pela culatra pois tecnicamente sabe-se que do ponto de vista de energia na boca do cano, as PCPs são imensamente mais potentes que as CO2, podendo empurrar chumbinhos de pesados 26 grains à mais de 100 metros de distância, com energia suficiente no final da trajetória para derrubar alvos. Definitivamente o gás que gera a propulsão não é um critério técnico adequado para classificar as armas de ar quanto ao seu "poder", mas essa discussão pertence a outra seara e vamos retomá-la em outro post.

Voltemos às Shark!! Esta carabina em particular, ferrolhada, pertence ao portifólio de produtos das Industrias Metalúrgicas Shark, empresa argentina com sede na província de Buenos Aires. Outros produtos também produzidos pela Shark incluem carabinas tipo pump e semiautomáticas à CO2 e PCP, armas lançadoras de dardos anestésicos, para pesca submarina e para paintball. Na época em que no Brasil as carabinas de PCP eram somente acessiveis a poucos devido ao preço astronômico e às restrições nacionais (não faz tanto tempo assim, estamos falando de 2009!!), as Shark CO2 eram o proximo passo dado depois das carabinas de mola-pistão. Realizar disparos sem o famoso "coice" das carabinas de mola-pistão, com total ausência de vibrações, era o sonho de todo atirador!!
A carabina Shark Ferrolho CO2 se presta bem a esta função. Duráveis e de mecânica espartana, sua simplicidade e robustez ainda hoje a fazem o "fusca" das carabinas de ar. Sua fonte de potencia é o gás comprimido CO2 (gás carbônico). Ela possui um deposito recarregável, abaixo do cano, que uma vez a plena carga permite aproximadamente 30 disparos. Destes, os 5 primeiros e os 5 últimos disparos são anomalos (os primeiros tender a ter POI acima da visada e os 5 ultimos abaixo da visada), restando de fato 20 tiros bons. Seu cano estriado é feito de aço SAE 1040, com 6 estrias à esquerda. Os dados de catálogo informam um alcance de 60 metros mas de fato seu alcance útil é na verdade da ordem de 40 metros com chumbinhos médios (15 grains), utilizando-se compensação de visada. Possui um peso em torno de 2,5 kg e o cano tem o comprimento 950 milímetros. É indicada para uso com munição de chumbo de boa qualidade no calibre 5,5 mm. É uma carabina monotiro (em tiro a tiro), possui alça de mira em rampa regulável, coronha de madeira semi dura lustrada e ranhuras na parte superior para mira telescópica 11,5 mm. A velocidade inicial do projétil é de aproxidamente 210 metros por segundo (para chumbos diabolôs de 15 grains).

Um comentário:

  1. Onde consigo hoje comprar uma shark ferrolho CO2 5.5 sendo q moro no Brasil

    ResponderExcluir