quarta-feira, 21 de março de 2012

Os Três Métodos de Tiro

Os Três Métodos de Tiro
Ao contrário do que você possa ouvir, há hoje somente três métodos distintos de tiro e isto não deve ser confundido com estilo de tiro.

O estilo de tiro é uma interpretação pessoal do método, não o método em si.

Existem vários estilos, alguns bons, outros não tão bons, porém todos estão baseados nos três métodos reconhecidos. Assim Stanbury e Churchill são na verdade estilos mais do que métodos, apesar da aparente diferença técnica entre eles.

Total Shooting (Tiro Completo):
Não é um estilo e nem um método de tiro, porém um método de treinamento que pode ser aplicado seja qual for o método.

Swing-Through (Mover através):
Este método implica em iniciar com o cano da arma se movendo por de trás do prato em sua linha de voo, acelerando durante todo o tempo de tiro. O gatilho é puxado logo após o prato ser ultrapassado. Este é o método mais natural para a maioria das pessoas. Para que ele funcione adequadamente o atirador deve empregar um movimento de posicionamento da arma e estar atento com a relação entre o cano e o prato quando inicia o tiro. Iniciando atrás, mas não tão atrás do prato, é um fator crucial. Posicionar a arma em uma “zona morta”, talvez no ponto em que o prato emirja, então iniciar o movimento significa iniciar inevitavelmente muito atrás do prato.
Este é um problema comum com este método.

Vantagens:
Este é o único método possível quando se atira as disciplinas de Fossa ou Trap Americano (Trap Disciplines), e é o sistema mais usado em todas as formas de tiro com espingarda. Um método muito natural, ideal para iniciantes e para os experientes.

Desvantagem:
O método ainda funcionará razoavelmente bem mesmo com um estilo e técnica pobres. Este deve ser visto como um algo a mais, mas de fato muitos atiradores nunca irão melhorar, a despeito da quantidade de tiros, desde que eles estejam repetindo seus erros.

Point and Swing (Apontar e mover):
Na verdade esta é uma variação do método anterior. Ele sobrepõe a chegada inicial por detrás do prato, necessitando ao invés disto que o atirador aponte o cano diretamente no prato enquanto a arma é sacada. Quando ela estiver totalmente no rosto, acelera-se o movimento da arma para frente e além do prato e então se dispara o tiro.

Vantagens:
Este método obriga uma combinação de movimento e saque e evita o erro de ‘sacar e movimentar’ comum no Swing-Through.

Desvantagem:
Não é um método natural e pode levar a uma percepção exagerada do cano. Deve também ser considerado cuidadosamente pelas mesmas razões.

Maintained Lead (Mantendo o Desconto):
Este é um método completamente diferente aos dois anteriores pelo fato do cano iniciar à frente do prato ao invés de estar nele ou atrás dele. Este é o método ideal para pratos que são próximos e muito velozes como no Skeet Olímpico, e em alguns pratos de percurso de caça. Pelo fato de exigir uma técnica perfeita que funcione totalmente, não é um bom método para o iniciante.

Vantagens:
É perfeita para pratos velozes em que se tenha pouco tempo. Por isso é tão popular no Skeet Olímpico.

Desvantagem:
Não pode de maneira nenhuma ser aplicada para a Fossa ou o Trap Americano. Da mesma maneira que o método não funciona para todos, especialmente aqueles que afirmam não ver nenhum tolerância à frente do prato (o que se entende por desconto, NT) quando empregam um dos métodos alternativos acima citados. Como dito, é também discutível a demanda técnica para que seja usado por iniciantes.

Qual dos três é o melhor método? Isto depende de muitos fatores, não apenas ser o homem por detrás do método tanto quanto o método em si. Como em todas as coisas, é importante que se aprenda a boa técnica desde o início.
Diretor de Modalidade
Luciano Parreira Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário