sábado, 10 de março de 2012

Rifles de atiradores de elite

Rifles de atiradores de elite

"Um tiro, um acerto" é o lema do atirador de elite. Conseguir isso não seria possível sem os rifles especialmente modificados usados no campo por atiradores de elite. Um rifle de atirador de elite tal como o M-21 ou PSG-1(em inglês) nas mãos de um atirador de elite altamente treinado pode ser uma arma mortal à distância de mais de 1,5 quilômetro. O Atirador usava um M-21: "era um M-14 militar com melhorias - partes de madeira ocas, culatra de fibra de vidro, sistema ótico e mecanismos de gatilho diferentes".


Foto cedida pelo Departamento de Defesa Centro de Informação Visual de Defesa
Como parte de um exercício de treinamento, os membros de uma equipe de atirador de elite equipam um rifle Springfield Armory M21 e 7,62mm

Melhoria significa que o rifle foi bem ajustado por um armeiro profissional para assegurar a mais alta precisão e confiabilidade possíveis. Rifles melhorados são também usados para competições de tiro. Um rifle melhorado combinado com munição melhorada, feita a mão, asseguram uma consistência que é muito importante para o atirador.

Além disso, rifles de atiradores de elite apresentam um cano flutuante para assegurar que o cano encoste o mínimo possível na arma. Isso reduz a vibração causada pelo recuo. Também, rifles de atiradores de elite são normalmente projetados ou modificados para incorporarem materiais de fibra de vidro ou material composto para evitar o efeito da umidade na culatra. Qualquer dilatação da madeira pode afetar a precisão do tiro.

Informações sobre o rifle
Para uma das mais amplas fontes sobre rifles de atiradores de elite, confira Rifles de atiradores de elite do mundo (em inglês).

Rifles de atiradores de elite são geralmente rifles de ação por ferrolho. Isso significa que o atirador tem que carregar e armar cada tiro que ele dispara. Uma vez disparado o tiro, ele tem que tirar a cápsula e carregar outra bala. Embora sejam mais difíceis de operar e têm uma cadência de tiro muito menor, rifles com ferrolho são preferidos porque têm menos peças móveis do que armas automáticas. Embora existam rifles de franco-atiradores semi-automáticos, tal como o M-21. O comando franco-atirador do Exército tinha isto a dizer sobre como a natureza dos diferentes rifles pode afetar o franco-atirador: "se você dispara uma arma com ferrolho, você tem que recarregá-la, e esse movimento pode denunciá-lo. Mas também, o tiro sendo disparado de um rifle semi-automático pode denunciá-lo". No final, vai da preferência pessoal de cada atirador.

Há muitos tipos diferentes de rifles de atiradores de elite fabricados por diversos países ao redor do mundo. Em média, eles custam entre US$ 8 mil e US$ 15 mil.

Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/atiradores-de-elite-militares3.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário