sábado, 10 de março de 2012

Treino de observação

Treino de observação

Já que a maior parte do tempo uma equipe de atiradores de elite passa em missões de reconhecimento observando o inimigo, suas habilidades para o reconhecimento têm que ser impecáveis. A Escola de Batedores Atiradores de Elite do CFNEU desenvolveu alguns "jogos" originais para deixar os alunos afiados na habilidade de olhar as coisas com olhos críticos. Esta seção detalha os jogos usados para ensinar técnicas avançadas de observação.


Foto cedida pelo Departamento de Defesa Centro de Informação Visual de Defesa
Atiradores de elite no Iraque

O Atirador descreve um exercício de treinamento chamado jogo KIMS:

"Eles colocam diferentes objetos sobre a mesa: uma bala, um clip de papel, uma tampinha de garrafa, uma caneta, um pedaço de papel com alguma coisa escrita - 10 a 20 itens. Você fica por ali perto e eles lhe dão, vamos dizer, um minuto para olhar tudo. Então você tem que voltar à sua mesa e descrever o que viu. Não lhe é permitido dizer 'clip de papel' ou 'bala', você tem que dizer assim, 'arame prateado, dobrado em duas formas ovais'. Eles querem que os rapazes da Inteligência decidam (sobre) o que você viu".

    Kim
    O nome "jogo KIMS" vem de um livro de Rudyard Kipling chamado Kim. "Kim" é a história de um órfão irlandês que cresceu na Índia. Quando jovem ele foi treinado para o serviço de inteligência do governo. O treinamento consistia em mostrar a Kim uma bandeja com pedras e gemas por um minuto. Após cobrir a bandeja, eles perguntavam a Kim quantas pedras ele havia visto e que tipo de pedras eram.

O jogo KIMS que o Atirador descreve é jogado repetidamente durante o curso de dois meses. Com o passar do tempo são distribuídos mais objetos e é dado menos tempo para os alunos olharem. Para aumentar o desafio, o tempo entre olhar os objetos e relatar o que viram fica maior no decorrer do curso. No final, eles podem ver 25 objetos de manhã, treinar o dia todo, e então à noite serem solicitados a descrever por escrito todas as coisas que viram.

Um outro jogo de observação acontece no campo com um visor de observador. De acordo com o Atirador:

"O que eles normalmente fariam é esconder coisas no campo, e você apenas se posiciona e tem um certo tempo para achá-las. Poderia ser a ponta de uma caneta pendurada no mato. Você teria simplesmente que olhar toda área naquele campo, você sabe, apontar seu visor para ele e simplesmente fixar o olhar por uns minutos, movê-lo e fixar o olhar no próximo local por uns minutos. Basicamente, após algum tempo, você fica realmente bom em localizar essas coisas com facilidade. Você apenas procura por coisas no campo que não combinam".

      Tente fazer os jogos de observação dos atiradores de elite
      Use o mouse para mover o visor do atirador pelo campo para localizar os 10 objetos escondidos. Posicione o mouse e clique para atirar. Cronometre seu tempo para ver se você pode fazê-lo em 30 segundos como um verdadeiro atirador de elite.

Técnicas de observação dos atiradores de elite estão ligadas à sua principal missão: reconhecimento. Tal prática intensa de observação reativa o cérebro da pessoa. O Atirador explica, "mesmo apenas dirigindo pela estrada eu vejo pequenas coisas estranhas nas laterais da estrada que muitas pessoas realmente não notariam".

Na próxima seção veremos um outro elemento crítico do conjunto de habilidades do atirador de elite: a tocaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário