sábado, 10 de março de 2012

Trajes Ghillie

Trajes Ghillie

Se você já viu um atirador de elite nos noticiários ou num filme, então você provavelmente reparou naquela aparência perturbadora, meio homem, meio mato. Isso é graças a um traje ghillie. A finalidade do traje ghillie é fazer o atirador desaparecer no ambiente.

A palavra ghillie é uma antiga palavra escocesa para um tipo especial de guarda caça. Os ghillies tinham a tarefa de proteger os animais de caça nas terras de seus Lordes. De tempos em tempos, os ghillies tocaiavam os animais escondendo-se no mato ou permanecendo completamente imóveis. Eles esperavam por gamos descuidados se aproximarem lentamente e então saltavam e os agarravam com as próprias mãos. Os ghillies levavam então seu prêmio de volta ao castelo para que o Lorde pudesse abatê-lo numa "imitação de caça".


Foto cedida pelo Departamento de Defesa Centro de Informação Visual de Defesa
Atiradores de elite modificam um tipo de vestimenta de camuflagem chamado traje ghillie para se confundirem com o ambiente

Trajes ghillies são basicamente velhos uniformes militares que os atiradores modificam para sua função especial. A barriga do uniforme é reforçada com lona pesada para ajudar a acolchoar o tronco do atirador durante horas ou dias deitado sobre seu estômago. Rede de camuflagem é acrescentada ao uniforme. Essa rede é usada para prender tiras de pano velho ou outros materiais desgastados. Trajes ghillies são geralmente pintados para se confundirem com o meio ambiente do campo de batalha. Elementos locais como ramos e galhos podem ser acrescentados para complementar a camuflagem do traje ghillie.

Nada na natureza tem linhas perfeitamente retas, assim equipamento como rifles e antenas freqüentemente revelam posições escondidas. Para compensar isso, os atiradores de elite fazem também pequenos trajes ghillies para seus rifles. Usando os mesmos princípios de camuflagem, atiradores envolvem seus rifles com lona e com pequenas mangas que os fazem misturar-se com o ambiente.

Soldados são treinados para manterem os olhos atentos para coisas estranhas ao seu redor que podem representar uma ameaça. A forma humana é uma das mais reconhecíveis na natureza. Atiradores e observadores treinados sempre procuram por cores e contornos quando tentam localizar um inimigo no mato ou outro terreno. Trajes ghillies ajudam o atirador a dissimular sua silhueta, esconder linhas retas no seu equipamento e dissimular sua cor no ambiente. "Com um bom traje ghillie," explica o Atirador, "você pode se esconder num canteiro e ninguém seria capaz de vê-lo".

Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/atiradores-de-elite-militares5.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário