sábado, 10 de março de 2012

Equipes de atiradores de elite

Equipes de atiradores de elite

Armas de equipe são aquelas que precisam de mais de uma pessoa para operar. Armas como metralhadoras pesadas ou peças de artilharia são exemplos de armas de equipe. Um rifle desses atiradores também é considerado uma arma de equipe. Embora seja necessária apenas uma pessoa para disparar esse rifle, na realidade são necessários dois soldados para conseguir extrair o máximo do sistema dessa arma. Eis porque atiradores de elite sempre trabalham em dupla.


Foto cedida pelo Departamento de Defesa Centro de Informação Visual de Defesa
Uma equipe de atiradores de elite do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos em serviço na Guerra da Coréia

Uma equipe de atirador de elite consiste de um atirador e um observador. A equipe de dois homens oferece muitas vantagens sobre a colocação de um único atirador no local. O observador carrega seu próprio visor especial que é muito mais potente do que o do rifle do atirador. O observador utiliza seu visor para auxiliar o atirador para observar objetivos e ajustar o tiro. Os dois soldados trabalham juntos para chegar ao objetivo com segurança e discrição para, então, se posicionarem. Eis o processo geral:

  • a equipe de atiradores de elite utiliza mapas ou fotografias para determinar o melhor caminho para o objetivo

  • eles caminham ou "rastejam" (mais este último) desde o ponto de onde vão iniciar a missão até o objetivo

  • eles fixam uma posição

  • eles se certificam que a posição é bem camuflada

  • estabelecem uma rota de fuga e uma segunda e bem camuflada posição recuada no caso de terem que se separar

  • localizam o alvo (ou sabem que está a caminho)

  • eles se posicionam:
    • o atirador escolhe um lugar no solo que lhe oferece o melhor campo de tiro.
    • o observador deita no solo ao lado e ligeiramente atrás do atirador, coloca seu visor de modo que fique o mais próximo possível da parte inferior do cano do rifle

  • eles trabalham juntos para alinhar o alvo, ler o vento, e o ângulo e o ajuste para outras variáveis que possam influir no tiro

  • eles esperam pelo alvo

E nas palavras do Atirador, "então você simplesmente atira e foge dali ".


    Foto cedida pelo Departamento de Defesa Centro de Informação Visual de Defesa
    Um atirador de elite em treinamento conferencia com seu observador

Uma vez que o tiro é disparado, o observador acompanha o tiro para auxiliar o atirador a reajustar sua mira ou sua posição no caso improvável dele errar o alvo. O modo como o observador acompanha o tiro é fascinante. Munições de alta velocidade e longo alcance como a do tipo utilizada num rifle de atirador de elite deixam uma esteira de vapor enquanto cortam o ar. O observador pode acompanhar o tiro ficando atento a essa esteira de vapor. O Atirador diz, "parece apenas ar remexendo". Você pode ver através dele, mas você vê a distorção".

Em missões de observação, os dois podem se revezar utilizando o visor do observador para espionar o inimigo. Isso ajuda a evitar a fadiga do olho e permite a um elemento da equipe descansar enquanto o outro observa. Isso é importante, já que em muitos casos eles podem ficar lá observando por dias seguidos.

O trabalho mais importante do observador é proteger o atirador e a equipe. Para essa tarefa, o observador carrega um rifle de assalto automático como um M-4 ou M-16 (em inglês). O Atirador explica porque esse poder de fogo é importante: "se você estiver lá e for atacado, um rifle de atirador de elite não é realmente bom para ajudá-lo a escapar".

O relacionamento entre o atirador e seu observador é muito importante. Primeiro e antes de tudo, os dois dependem um do outro para sobreviver. Equipes de atiradores de elite trabalham na terra de ninguém entre ou atrás das linhas de batalha. Eles freqüentemente têm pouco ou nenhum apoio de sua unidade, e se não levarem a cabo sua missão, a segurança de todo o pelotão pode ficar comprometida.

Ser o observador numa equipe de atirador de elite é uma espécie de aprendizado para atirador. O atirador é o chefe da equipe. Ele coordena com o comando para executar a missão. No campo ele tem a palavra final em determinar a rota, posição, ponto de encontro e rota de fuga. Um observador aprende no campo com seu atirador e então finalmente recebe sua própria equipe para liderar.

Na próxima seção aprenderemos sobre as ferramentas que equipes de atiradores de elite usam para executar o serviço.

Fontehttp://ciencia.hsw.uol.com.br/atiradores-de-elite-militares2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário