domingo, 18 de março de 2012

Munição para airguns ("chumbinhos") - Parte 1 - Projeto e Tipos Básicos



Introdução
Projéteis de armas de ar tem incluído "chumbinhos" de chumbo, esferas de chumbo e aço, esferas de aço revestidas de chumbo, balas, capsulas de tiro, petardos, dardos, setas, arpões, seringas, torpedos explosivos, bolas de tinta, feijões, dispositivos de luz e som, vários objetos plásticos, e, em alguns exemplos extremos, coisas tais como canudos, pombos mortos e batatas. Nós cobriremos alguns destes depois, mesmo que brevemente, mas os chumbinhos tem nossa atenção especial como os principais projéteis de atiradores de armas de ar em todo o mundo.


Na figura acima, amostras de chumbinhos de diversos perfis.


Poucos chumbinhos são do estilo cilíndrico. Estes têm uma parede lateral reta e, provavelmente, evoluíram a partir dos antigos chumbos de parede parede reta "cat slugs", que tinha um "esporão" ou "costelas", ou discos de feltro para fornecer um ajuste perfeitocom as paredes internas do cano. Aparentemente, os únicos chumbinhos de parede retaagora em produção regular são os Sheridan ® 5 mm (calibre 0,20" ) e os H & N 5,05 milímetros para armas de ar Sheridan ®. Estes chumbinhos tem um anel basal para engajar no raiamento. Estas caracterísitcas são bastante críticas, e por causa de problemasrelativos a seu desempenho, não devem ser usados nas várias outras armas de ar de 5 mm desenvolvidas mais recentemente. Os chumbinhos desenvolvidos pela Sheridan são bastante duros e, portanto, expandem muito pouco no impacto. A penetração é, portanto,maior do que seria esperado para a sua velocidade. Este chumbinho normalmente irápassar através das pequenas caças sem causar a morte do animal. O chumbinho H & Ncilíndrico 5,05 milímetros é um pouco mais mole e um pouco mais pontudo, mas o seudesempenho em campo também pode ser um pouco decepcionante. Foi dado um novo sopro de vida para as armas de ar de calibre 5 milímetros quando a empresa Beeman ®introduziu pela primeira vez uma variedade de chumbinhos de 5 milímetros para armas de arem vários estilos diferentes e com verdadeiramente alta precisão no final de 1970. (o ex-proprietário da empresa ® Sheridan confidenciou-me que quando eles realmente queriamum chumbinho para testar o potencial precisão das armas de ar Sheridan, que eles usaramos chumbinhos de precisão Beeman 5 mm!).

Nas figuras, chumbinhos cilindricos Sheridan 5mm: Na primeira figura, os chumbinhos; na segunda figura, a embalagem.


Os mais acurados projéteis de armas de ar são os modernos chumbinhos de precisão com uma cintura que é constrita - dando ao chumbinho a forma de uma ampulheta. Tais chumbinhos acinturados são referidos como "chumbinhos diabolôs" em referência ao antigo jogo de Diabolo que usa um carretel de madeira com a forma de ampulheta o qual é usado para fazer malabarismos por meio de uma corda entre duas varas de mão. A finalidade dessa cintura constrita é reduzir a fricção e promover uma fina saia que pode expandir de forma a criar um selo pneumático e facilmente engajar no raiamento, mesmo em canos de considerável variação de manufatura. Novamente nos temos um grande contraste com as armas de fogo. O efeito da maior fricção com cano em projéteis para armas de fogo é compensado pelo potência direcionada pela explosão da pólvora e uma relativamente grande área de rolamento é geralmente necessária para forneccer, e manter, um bom engajamento com o raiamento em armas de fogo. No entanto, modernas armas de ar, com suas limitadas potências, tiram considerável vantagem usando o desenho diabolo dos projéteis com suas áreas de fricção muito limitadas e a expansão de sua saia. A aerodinâmica dos chumbinhos diabolôs é um pouco diferente daquela das balas de armas de fogo com seus longos perfis, retos ou curvados. Também, é evidente que a balistica de projéteis supersônicos (a maioria da armas de fogo) e subsônicos (maioria das armas de ar) são também um pouco diferentes. Algumas das implicações desses pontos serão depois rapidamente consideradas neste capítulo.
Chumbinhos diabolo usualmente são classificados pelo formato de suas cabeças (head) uma vez que a cabeça geralmente tem o mais profundo efeito em seu desempenho.
A forma da área central ou saia (skirt) dos chumbinhos diabolos também podem ter um grande efeito em sua eficiência balística. Em geral, parece melhor ter ter a saia proxima do centro do chumbinho do que proximo da cabeça.
A saia próxima da cabeça resulta em uma curvatura (rebaixo) muito aguda atrás da mesma que pode produzir grande turbulência e também arrasto que a suave inclinação da superfície atrás da cabeça nos outros chumbinhos com a saia no meio do projétil.
Figuras: Primeira apresenta o brinquedo "diabolô"; Segunda mostra um diagrama do perfil de um chumbinho no formato diabolô, destacando a cabeça e saia; Terceira mostra um chumbinho real no formato diabolô.



Tipos de chumbinhos
Existem quatro tipos básicos de chumbinhos de uso comum hoje em dia:
  • Wadcutter;
  • Pointed;
  • Roundnose;
  • Hollow Point.



Na figura acima, da esquerda para direita: Pointed, Hallow Point, Roundnose e Wadcutter.

    Wadcutter
    Esses chumbinhos tem uma cabeça chata e uma borda afiada. Eles primariamente são desenhados para cortar um furo com o maximo tamanho possivel em alvos de papel, de forma a facilitar a apuração dos pontos.
    Devido a significância deste desenho para os atiradores de competição, desde provas locais até competições olímpicas, mais esforço tem sido aplicado no aperfeiçoamento desde modelo que para qualquer outro formato de chumbinho.
    A produção de chumbinhos extremamente precisos é um negócio mais difícil do que geralmente parece. Geralmente somente os muito especiais chumbinhos wadcutter do tipo competição de duas empresas alemãs, Haendler und Natermann® (H&N) e RWS®, e a Crosman Airguns®, dos EUA, são considerados para competições sérias em todo o mundo. Sua atenção aos detalhes de fabricação e projeto tem levado à chumbinhos que, em seus modelos de competição, podem muito bem ter uma acurácia em minuto de ângulo menor que qualquer projétil de arma conhecido. Variáveis, como diâmetro e variação de peso, tem sido cuidadosamente controlados, mas no entanto mais importante são as características que não são facilmente medidas. Estas incluem concentricidade da cabeça e saia, estabilidade giroscópica devido a distribuição do peso, minimas deformações axiais, consistência da borda da cabeça e da espessura da parede da saia. O tamanho e uniformidade da cabeça e o diâmetro da saia tem grande efeito sobre o desempenho dos chumbinhos.
    No entanto, os projetistas enfrentam um pequeno paradoxo entre o desenho e o tamanho da cabeça do chumbinho. A percepção geral é que a velocidade inicial ideal parachumbinhos disparados a distâncias de 10 metros em ambientes fechados ("indoor") correspondem a faixa entre 550-650 fps (168-198 m/s). É desejável ter um chumbinho que produza um buraco com o maior tamanho possivel no alvo de papel porque o anel de maior pontuação do alvo que for tocado será o valor computado para o competidor. Um milésimo de uma polegada ou uma pequena fração de milímetro poderia fazer alguem ganhar ou perder as Olimpíadas! Dentro da faixa de velocidade ótima, é desejável reduzir o "shot time" (N.T. Tempo dentro do cano, entre o disparo e a saida do projétil pela boca do cano; Equivalente ao "lock time") do chumbinho que é o mínimo periodo de tempo onde ele está sujeito aomovimento do atirador.
    A maximização do tamanho da cabeça do chumbinho irá, claro, maximizar o corte do buraco para um dado desenho de borda de cabeça. No entanto, quanto mais o diametro da cabeça é aumentado, maior a fricção no interior do cano. Isto significa uma redução na velocidade e um aumento no "shot time" (e na curvatura da trajetória - no entanto esta caracteristica não tem importância em provas em área fechada à distancias fixas).
    Dentro destas considerações, é geralmente melhor maximizar o tamanho da cabeça de forma a obter as mais altas pontuações em provas de tiro com rifle. No caso de provas de tiro com pistolas de ar, onde o movimento da arma causado pelo atirador é muito maior que em tiro com rifles, a redução do "shot time"e a manutenção das velocidades proximo do nível otimo são mais importantes que um fator estremamente subjetivo relativo ao tamanho do furo dentro de um dado calibre. Portanto, os chamados chumbinhos de "alta velocidade" tem sido desenvolvidos para atiradores de pistola. A maior velocidade na boca do cano destes chumbinhos tem sido obtidas por meio de uma discreta redução no peso do projétil e/ou por meio de menores tamanhos de cabeça. Deve ser emfatizado que as maiores velocidades destes chumbinhos de alta velocidade são devidas principalmente a diferenças dimencionais na especificação; alguns chumbinhos de alta velocidade podem mesmo ser mais pesads que alguns chumbinhos de velocidade regular.
    Chumbinhos wadcutter sõ frequentemente selecioinadas para uso em campo devido ao seu excelente impacto e sua limitada penetração. Para uso em campo, as versões de alta velocidade são preferidas, pelas razões discutidas anteriormente. A cabeça chata e o chumbo mole destes chumbinhos fornecem uma força de impacto inicial boa se disparados de armas de ar de alta velocidade.
    Os lados de alguns chumbinho (incluindo wadcutters) são suaves ("glatt" - Sem ranhuras); outros tem nervuras ("geriffelt" - com parede corrugada). Estas são somente características "cosméticas" e a diferença provavelmente não é depreocupação dos atiradores. Tem sido afirmado que as versões de superfície suave são levemente mais uniformes mas aparentemente não existe evidências experimentais sobre isso.
    A intensa preocupação com perfeição no projeto e manufatura dos chumbinhos de competição anteriormente tinha sido aplicada somente para os wadcutters em calibre 0.177" (4,5mm), porque este é o unico calibre de armas de ar usando em competições internacionais. Agora alguns dos líderes de mercado em chumbinhos estão produzindo produtos com qualidade real de nível de competição em outros calibres e estilos. Claro, isto tem grande significância para o atiradores que desejam extrair máximo desempenho das suas armas de campo e maximizar sua chance de sucesso quando atirando nas extremamente pequenas áreas letais de pequenas caças, etc.

    Figuras: (1)Chumbinhos wadcutter; (2)Furo cortado por chumbinhos wadcutter; (3)Chumbos wadcutter da Gamo® ("match"); (4)Chumbos de superficie lisa (saia) em diversos calibres.


    Pointed

    Estes chumbinhos são projetados para máxima penetração. O chumbinho Silver Jet® introduzido nos anos 70, tornou-se extremamente popular naquelas paises onde as armas de ar são usadas no campo.
    Uma erupção de outros chumbinhos pointed logo apareceram no mercado.
    O Silver Jet é único em muitos aspectos. Ao invés de uma borda simples em torno da cabeça, a cabeças tem três anéis, o do meio tem uma diâmetro ligeiramente maior para engajar no raiamento, uma função que geralmente é reservada para a saia.
    Embora isto possa fazer este chumbinho levemente pior para assentar no cano, isto é mais do que superado pela menor fricção da saia e pelo efeito dos múltiplos anéis em fornecer máxima resistência para qualquer ar que queira "esgueirar-se por ali".
    A falta desses vazamentos aumenta a eficiência deste chumbinho e também reduz o projudicial impacto do pistão.
    Os anéis da frente e de trás, menores, fornecem maior estabilidade dentro do cano pelo direcionamento para a região do raiamento, uma característica de projeto que é intencionada para produzir menos oscilações em vôo ou "guinadas".

    Figuras: (1)Chumbinho Silver Jet; (2)Chumbinho pointed do fabricane Crosman.



    Roundnose
    O projeto do chumbinho roundnose, as vezes conhecido com "Estilo Inglês", foi originalmente projetado como um chumbinho completo. O desenho tem vantagens aerodinâmicas distintas e geralmente produz menos arrasto balístico com boa retenção de velocidade e uma trajetória com uma curva mais reta.
    No entanto, a penetração e impacto são comprometidos em comparação com outros desenhos de chumbinhos.
    Algumas versões, como os Beeman Laser®, combinam a vantagem aerodinâmica da cabeça redonda com um peso muito leve para dar velocidades excepcionalmente altas.
    A demanda por um chumbinho de campo extra pesado e o crescimento das provas de silhuetas metálicas com armas de ar fomentou o desenvolvimento de uma variação especial de chumbinho roundnose.
    O chumbinho é o Beeman Ram Jet® que tem o peso em torno de 9,6 grams (624 mg) com uma borda afiada, semi-wadcutter, por trás da cabeça arredondada para "pegar" a silhueta e derrubar mesmo em um impacto de raspão. O peso extra de 35% sobre os 7,13 grams dos Laser roundnose fornece inércia extra para minimizar o efeito do vento lateral e maximizar o impacto e o poder de derrubar o alvo. Enquanto um chumbinho de ponta aguda é o mais efetivo em cortar através do tecido, o padrão de ponta arredondada é o mais efetivo em passar através do ar em velocidades subsônicas. A forma de uma gota de água caindo demonstra esse princípio aerodinâmico muito bem. Assim como o ar forçou a gota cair na forma de menor resistência, nós vemos vemos que a forma arredondada na extremidade é o ideal.

    Figuras: (1)Chumbinho Beeman Laser ®; (2)Chumbinho Beeman Ram Jet ®.



    Hollow Point
    Nos anos 70, a companhia Beeman inventou um novo estilo que foi adicionado aos três estilos básicos originais.
    Este primeiro ponta oca ("hollow point") verdadeiro foi introduzido em uma versão semi-wadcutter como Beeman Silver Brear®. Este desenho foi produzido pela H&N®, sobre licença da Beeman, como os chumbinhos H&N Semi-Wadcutter Hollow Point.
    Este chumbinho foi projetado para ter um excelente impacto, mesto quando acerta alvos em velocidades que não são suficientes para produzir expansão.
    O seu peso muito baixo permite velocidades extremamente altas.
    Talvez devido ao fato da cabeça ponta oca produzir um cone de ar enquanto voa, seu formato de cabeça parece ter maior vantagem balística que o tipo roundnose.
    O borda tipo semi-wadcutter produz uma furo relativamente preciso em alvos de papel e trabalha bem em alvos de silhueta se disparado de uma arma com poderosa o suficiente para fornecer velocidade residual na distância onde está a silhueta.
    O chumbinho Beeman Crow Magnum® finalmente seguiu o grande sucesso dos Silver Bear. Aqui existiu uma tentativa deliberada de produzir um maior valor de impacto por meio de uma "boca" grande e mais peso. Francamente, eu (Beeman) realmente não acho que nenhuma das tentativas anteriores de fazer um chumbinho ponta oca com uma boca grande tenham balanceado desempenho tão bem quanto este chumbinho.
    N.T. Embora não explicitado no texto, a principal caracteristica dos chumbinhos ponta oca é trasnferir o maximo de energia cinética para o alvo.
    Isto é conseguindo graças a sua cavidade na cabeça, que faz com que o chumbinho sofra uma grande desaceleração quando atinge tecidos moles, podendo ou não expandir.
    Vale ressaltar que mesmo sem expansão, a transferência de energia é conseguida de forma mais satisfatoria com os ponta oca do que com qualquer outro perfil de chumbinho.
    Naturalmente, o objetivo primário desse chumbinho é a caça de pequenos animais.


    Figuras: (1)Chumbinho H&N Hollow Point Semi-wadcutter®; (2)Chumbinho Beeman Crow Magnum®.




    Nota final: A Importância da Qualidade

    Finalmente, considere que, assim como você precisa de diferentes tipos de munição de arma de fogo para várias finalidades, não há chumbinho de armas de ar adequado para todos os usos. Você precisa de vários tipos e você precisa determinar quais de cada estilo terão o melhor desempenho em suas armas particulares.
    Atiradores novos, por vezes, sentem que não precisam de chumbinhos de alta qualidade.Na verdade ambos, os novatos e especialistas, precisam de "toda a ajuda que puderem obter". Os erros do atirador, da arma e das munições são cumulativos. Chumbinhos de qualidade irão reduzir drasticamente o tamanho do agrupamento de qualquer atirador. Para demonstrar isso rapidamente, apenas "chute"qual tamanho de agrupamento você pensa que poderia atirar a 30 metros (33 pés) com a munição perfeita. Agora, desenhe um círculo com aproximadamente este diâmetro (talvez 1"/25mm, 1/2"/13mm ou 1/4"/6,5mm) em um pedaço de papel. Coloque alguns pontos na linha que forma o seu circulo. Estes pontos representam impactos externos de seu grupo hipotético. Agora, sabendo que os resultados dos testes têm mostrado que muitos chumbinhos na melhor das hipóteses são capazes de fazer grupos de apenas 1/2" (13 mm), desenhe um círculo de 1/2" (13 mm) de diâmetro em torno de cada ponto.
    Chumbinhos de alta qualidade são capazes de grupos de menos de 0,04" de diâmetro.Então, repita o procedimento acima, mas desenhe círculos extremamente pequenos (cerca de 4/100", 2mm de diâmetro) em torno de cada ponto.
    Agora, compare o tamanho total de cada diagrama. Seu primeiro diagrama representa como poderia ter sido o agrupamento hipotético munição padrão; seu segundo diagrama mostra o quão pouco menor o agrupamento ficaria caso usasse chumbinhos de alta qualidade.
    Até mesmo para os amadores é possivel ver que a diferença pode ser de 100%! Finalmente desenhe um círculo que representa o potencial tamanho do agrupamento centro-a-centro de um super expert usando a melhor combinação de armas de ar e chumbinhos. Os chumbinhos padrão podem aumentar este agrupamento muitas centenas de porcento. Atiradores de campo podem notar que a diferença entre chumbinhos comuns e de alta qualidade podem mesmo aumentar com o aumento da distância de disparo e pode facilmente significar a diferença entre um acergto ou um grande erro.
    Seguindo a mesma lógica acima, pode-se ver que os melhores chumbinhos de alta qualidade vão diminuir o tamanhopotencial dos agrupamentos disparados a partir de qualquer arma de pressão. Uma arma de ar de nível econômico com chumbinhos de alta qualidade pode obter melhores resultados que uma arma de ar de preço alto usando chumbos do tipo comum.
    A seleção adequada de chumbinhos melhores também pode aumentar a velocidade (até 60-80 fps), e a potência,fornecendo um melhor encaixe no cano.
    Melhor encaixe, e ausência de irregularidades no dimensionamento, também significa menos perda de ar (por vazamento no engajamento com o cano), o que melhora o amortecimento de ar do pistão e resulta em menos impacto para o atirador, peças da arma, e miras. Por outro lado, chumbinhos ruins podem arruinar uma boa arma de pressão.



    sábado, 21 de março de 2009

    Testes "caseiros" com Shark Ponta Oca (expansivo)

    Bom pessoal, hoje estava faltando energia elétrica em casa e a esposa e filhos estavam fora. Como eu não tinha nada para fazer, resolvi testar em casa os chumbinhos Shark Ponta Oca. Já havia lido muitos posts nos foruns sobre armas de ar dando conta que este chumbinho não expande como prometido pelo fabricante e resolvi investigar eu mesmo este fato.

    Fui pela linha "MacGeiver: faça você mesmo com o que estiver à mão". Como não tenho muito espaço aqui, já que moro em apartamento, a maior linha de tiro que consegui foi em torno de 6 metros, da extremidade da sala até o fundo de um dos quartos. Como pára-balas um velho livro sobre "WebDesign usando FrontPage no Windows 95" (completamente inutil... ...hehe) e como alvo boas barras de sabão. Para efetuar os disparos, minha Shark 5,5 mm CO2 à ferrolho. Totalmente científico!

    Bom, ao lado algumas fotos dos chumbinhos usados no teste. Clique sobe as fotos para amplia-las. Usei um chumbo Rifle calibre 5,5 mm como referencia para comparação com os Shark em mesmo calibre. Como já sabia que os Shark não expandem adequadamente, testei outra prática vista nos foruns: cortar as bordas do chumbinho de forma a facilitar a expansão. Fiz três cortes, tantando manter o padrão de um corte a cada 120 graus, de forma a dividir a circunferencia em tres partes iguais. Claro que não obtive essa precisão industrial nos cortes, já que usei um simples alicate de corte para fios elétricos (que aparece nas fotos!), mas fiz o possivel. Uma consequencia advinda deste corte é a perda de estabilidade do chumbinho, que ja não é lá essas coisas nos Shark. Ao corta-lo, alterei sua geometria e aerodinâmica e provavelmente alterei a posição do seu centro de massa. O resultado disto é que, em comparação aos chumbos não alterados, ele passou a desviar para cima e para a esquerda, quase 3 centimetros na distancia de 6 metros. Como diz Mr. Beeman em seus artigos, tem muita ciencia em cima de um simples chumbinho!! Cabe aos atiradores com mais fome de saber, para os quais não basta apenas apertar o gatilho, e sim também entender os fenômenos físicos que ocorrem entre o disparo e o impacto no alvo, desvendar essa ciência! To tentando trilhar esse caminho....

    Ao lado, fotos do chumbinho Shark cortado, e sua comparação com um original, sem cortes, e com o Rifle 5,5 mm.






    Os testes
    Bom, uma vez realizadas as alterações necessárias nos chumbinhos, passei à relização dos testes. Meu material balístico escolhido foi uma barra de sabão Rio, de consistência macia, bem similar ao sabão Ypê, tão usado nos foruns para testes de velocidade inicial (Vo).

    Em uma mesma barra de sabão, efetuei um disparo com o chumbinho Rifle calibre 5,5 mm. Em seguida, um disparo com o chumbinho Shark Ponta Oca sem modificações. Por último, em uma segunda barra de sabão, efetuei dois disparos com o Shark Ponta Oca Cortado. Notar que devido ao problema da perda de estabilidade após o corte, o primeiro disparo nesta barra quase erra o alvo. Visei no centro da barra e o impacto ocorreu no canto superior esquerdo!! Fiz a devida compensação na visada para efetuar o segundo disparo. Os resultados podem ser vistos nas fotos ao lado.


    Com o chumbinho Rifle e o Shark Ponta Oca "original", a barra foi transfixada (sobrepenetração), permanecendo praticante imóvel no momento do impacto, o que era de se esperar para o primeiro mas não devia acontecer com o segundo. O fato é que o Shark Ponta Oca não sofreu expansão, entrando e saindo incolume pelo alvo. Expansão maior sofreu o Rifle, que causou um orificio de entrada ou "wound channel" de aproximadamente 8 mm de diametro, contra os rigorosos 5,5 mm do Shark. Ambas as medidas tomadas usando-se uma régua escolar, diga-se de passagem, mantendo a coerencia com o criterio "caseiro" do teste. O maior orificio de entrada para o chumbinho Rifle explica-se pelo fato da cabeça do projétil ser oca e deformar-se no impacto contra o alvo, tendendo a assumir uma forma de disco (imagine uma esfera de massa de modelar sendo comprimida contra uma superficie, transformando-se em um disco). Já contra a segunda barra, usando-se o Shark cortado, houve expansão em ambos os disparos. O primeiro disparo jogou o alvo para fora da mesa e praticamente explodiu a parede lateral da barra de sabão, mostrando que houve uma súbita transferencia de energia do projetil para aquele ponto, tendo o projetil escapado pelo orificio de saída e caído intacto ao chão, o que indica que estava praticamente sem energia cinética nesta ponto. O segundo disparo, igualmente derrubou o alvo da mesa, mas desta vez não trasfixou-o, ficando o projétil alojado dentro da barra de sabão.

    Ao lado, temos o detalhe do resultado do teste com chumbo Rifle, onde ve-se o orificio de entrada, maior que o projétil, um chumbinho não disparado e o chumbinho retirado do pára-balas, para comparação.




    Ao lado, temos o detelhe do resultado do teste com chumbo Shark Ponta Oca "Original". Notar que o orifício de entrada tem praticamente o mesmo diametro do chumbinho. Observar o projetil retirado do pára-balas. Ele não sofreu qualquer expansão e teve apenas a ponta oca esmagada! Detalhe é que dá para ver as marcas do raiamento do cano impressos no projétil também.




    No detalhe, o resultado do primeiro disparo com o Shark Ponta Oca cortado. Veja que o orificio de entrada permanece pequeno, perto do diametro do projetil, mas veja o estado do danado depois do impacto!! Sofreu expansão total, tendo seu diametro passado de 5,5 mm para aproximadamente 10 mm, ficando com a caracteristica forma de cogumelo. Notar no detalhe a parede quebrada da barra de sabão, indicando que houve uma forte pressão de dentro para fora. Deste pequeno ensaio dá para inferir que o formato do projétil não ajuda no quesito expansão, pois ele forma um cone com uma abertura bastante reduzida o não permite que a cavidade seja preenchida de forma adequada durante o impacto. Talvez uma pequena marca ou chanfro na leteral deste cone, feita no processo de produção bastasse para resolver o problema. Notar que ele difere bastande de um H&N Crow Magnum, por exemplo, que possui uma cavidade e uma abertura bem maiores, sendo de longe o mais expansivo em todos os reviews de chumbinho que eu já li até o momento.






    Na figura ao lado, a dissecação que fiz na barra de sabão para extrair o ultimo chumbinho, que ficou alojado em seu interior. Como não sou do CSI e sou bem desastrado, destrui boa parte do canal criado pelo projetil durante minha "autopsia", mas olhando a barra de sabão antes do corte, nota-se que a mesma rachou na parte de trás, e está um pouco "tufada", mostrando que ouve uma grande pressao dentro da mesma. Ao abrir a barra, notei uma cavidade dentro da barra, onde estava alojado o chumbinho. A cavidade tem aproxidamente 6 x 8 mm e mostra que o projetil "arrebentou" o que havia por ali. No detalhe, um chumbinho novo ao lado do chumbinho extraido do alvo.


    Conclusões preliminares
    Pelos resultados praticos obtidos nesta manhã, posso concluir preliminarmente que os chumbinhos Shark Ponta Oca não são capazes de sofrer a expansão esperada, pelo menos disparados de uma arma de media potencia como a Shark Ferrolho CO2. Portanto, não serão eficientes para o fim ao que se destinam, qual seja, o abate de pequenos animais (pest control).

    Só para exemplificar o papel da expansão na finalidade a que se destina este tipo de chumbinho, considere que, segundo o fabricante Shark, seu projétil ponta oca tem massa de 1,45 gramas e atinge 180 m/s de Vo em uma Shark Ferrolho como a minha (dados de http://www.armasshark.com.br/municoes.php). Temos então uma energia na boca do cano de:

    Em Joules:
    Ec = (mv^2 )/2 ==> Ec = (0,00145*(180)^2)/2 = 46,98/2 ==> Ec = 23,49 Joules

    Ou em FPEs:
    Ec(fpe) = 0,737562 * 23,49 ==> Ec(fpe)= 17,32 fpe

    Esta quantidade de energia equivale, grosseiramente falando, a energia liberada por uma massa de cerca de 400 gramas (uma cabeça de martelo, por exemplo), caindo de aproxidamente 5,3 metros de altura. Imagine você lá embaixo, sob o ponto de impacto dessa massa!! Como podem perceber, é energia suficiente para abater uma pequena peste como um rato ou um pombo de forma instantânea, mas isto só irá ocorrer se esta energia for adequadamente transferida para o alvo, o que só é conseguido com chumbinhos expansivos que de fato cumpram seu papel. Se o alvo for transfixado, apenas parte da energia é transferida para a caça e ela provavelmente fugirá, ferida, e poderá levar dias para de fato morrer, o que é um sofrimento desnecessário para o animal.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário